De olho em pequenos empresários, Shineray aposta em crescimento

shineray




Na contramão do mercado automotivo, a montadora de veículos comerciais leves Shineray continua crescendo no País. Ainda que o cenário seja de cautela, a marca está otimista. “Nosso foco são pequenos e médios empresários que buscam principalmente custo-benefício”, afirmou o diretor comercial da Shineray Automóveis, Clairto Acciarto.

A marca se instalou no Brasil em meados de 2012 e vendia, inicialmente, motocicletas com motorização abaixo de 50 cilindradas, bastante populares na região Nordeste. “Comercializamos cerca de 100 mil unidades somente naquele ano”, destaca Acciarto.

No segundo semestre de 2012 chegaram ao País os veículos da Shineray, que comercializou 400 unidades entre vans, picapes e furgões (que custam de R$ 30 mil a R$ 37 mil com ar-condicionado de série) até o final daquele ano.

Já em 2013, a Shineray vendeu 1,18 mil veículos, o que garantiu à empresa uma participação de 23,3% no mercado de comerciais leves importados (considerando somente os segmentos em que a marca atua).

Projeção

A Shineray projeta vendas de cerca de 1,8 mil unidades para este ano, resultado que, segundo Acciarto, poderia ser melhor. “Os bancos não estão liberando financiamento e isso tem nos prejudicado muito”, pondera.

Por esse motivo, a montadora chinesa está em conversas com a BV Financeira, Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil para conseguir atender aos clientes. “Este é o nosso calcanhar de Aquiles”, acrescenta.

Acciarto diz ainda que a montadora tem consciência da importância de uma boa rede de distribuição e pós-vendas. “Já estamos em várias cidades e, no Rio de Janeiro, temos uma excelente aceitação”, destaca. De acordo com o executivo, a capital do estado responde por um quarto das vendas totais da marca chinesa.

Porém, a Shineray ainda está trabalhando para conseguir ganhar o mercado paulista, considerado o maior do País. “Não tínhamos entrado em São Paulo pela questão dos custos operacionais, mas já estamos reforçando nossa atuação no estado”, ressalta.

A marca inaugurou recentemente concessionárias nas cidades paulistas de Bauru e Ribeirão Preto, que acabam atendendo aos municípios vizinhos.

Fonte: DCI Texto de Juliana Estigarríbia




Deixe sua opinião sobre o assunto!