Medalhista olímpico Torben Grael recebe prêmio Magnus Olsson por contribuição à vela

Torben Grael




O velejador brasileiro Torben Grael, com cinco medalhas olímpicas e vencedor da Volvo Ocean Race, a maior regata do mundo, recebeu o prêmio Magnus Olsson Prize, em sua primeira edição, por sua contribuição para o esporte da vela.

Grael recebeu seu prêmio em Estocolmo, capital da Suécia, junto com dois ganhadores de bolsas escolares da Fundação Magnus Olsson Memorial, que visa auxiliar jovens velejadores suecos a fazerem carreiras neste esporte. Os dois ganhadores das bolsas são Simon Lundmark, de 18 anos, que atua na classe Laser, e Albin Johnsson, 17, que veleja na Classe Europa. Ambos competem em nível nacional, europeu e internacional. Junto com uma verba de 15 mil coroas Suecas, eles também receberão o suporte de Torben Grael como mentor.

Magnus Olsson, conhecido como Mange, foi uma das figuras mais carismáticas e reconhecidas na vela oceânica, tendo falecido no ano passado. Na época, ele estava treinando a equipe feminina de Team SCA, que competirá na 12ª edição da Volvo Ocean Race starting, com início em outubro próximo.

Grael, vencedor da edição 2008/2009 da Volvo Ocean Race a bordo do barco Ericsson 4, fez um tributo a Olsson, seu rival como capitão do Ericsson 3 naquele mesmo evento.

“Magnus Olsson era um dos mais competentes e completos velejadores que já existiram,” disse Grael. “Receber este prêmio com o nome dele me enche de orgulho e satisfação. Com seu conhecimento e generosidade, ele foi um dos pilares da Volvo Ocean Race”, completa o velejador brasileiro.

Richard Brisius, CEO da campanha do Team SCA, e Carl-Henric Svanberg lançaram a Fundação Magnus Olsson Memorial em maio de 2013, junto com a família do ve lejador. A companheira de Olsson, Vica Eckeström, é membro da diretoria da Fundação. “Nossa meta com as bolsas de estudo é inspirar mais jovens velejadores suecos a se tornarem velejadores profissionais”, destacou. ”Mange acreditava na ideia que barcos a vela de pequeno porte são ideais para jovens velejadores aprenderem os aspectos básicos do esporte – mas com a bolsa escolar e o mentoramento dos vencedores do prêmio, esperamos que o trabalho da Fundação os inspire a escolher um futuro na vela profissional”, observou.

A Fundação Magnus Olsson Memorial também outorga o Prêmio Magnus Olsson para pessoas, organizações ou projetos de alcance internacional, que alcancem – ou trabalham neste sentido – o sucesso nos mais altos níveis internacionais na vela desportiva. Os vencedores terão a oportunidade de conceder duas bolsas escolares para jovens velejadores em seus próprios países.

Fonte: Volvo




Deixe sua opinião sobre o assunto!