Mitsubishi Fuso Truck Europe lança Canter E-Cell

Canter_E_Cell_Mitsubishi




A Mitsubishi Fuso Truck Europe, fabricante europeu de veículos comerciais que integra o Grupo Daimler, lançou o Canter E-Cell, um veículo comercial elétrico que, de acordo com a marca, é “livre de emissões e que se move praticamente em silêncio.” Este veículo para a Europa é montado na fábrica do Tramagal, em Portugal e já foi entregue a vários clientes portugueses para testes.

“O Canter E-Cell livre de emissões fornece hoje a resposta às restrições ao tráfego nas maiores metrópoles, que se prevê que de forma crescente serão aplicadas nos próximos anos, tais como portagens baseadas nas emissões de CO2 ou restrição aos períodos de acesso. É principalmente adequada para utilização em operações com quilometragem limitada em áreas mais sensíveis a emissões, como por exemplo no trânsito urbano ou em zonas verdes e áreas para circulação de peões”, refere a marca em comunicado.

As capacidades destes comerciais leves de propulsão elétrica serão testadas durante um ano pela cidade de Lisboa, que utilizará o Canter E-Cell para trabalhos de jardinagem e de eliminação de resíduos, pela cidade do Porto, como meio de transporte entre os vários edifícios municipais, pela cidade de Abrantes, também na área da jardinagem, pela Transporta, que irá utilizar o Canter E-Cell para entregas porta-a-porta integradas no seu serviço de distribuição em curto raio de ação, pela REN, para transportes na área portuária da cidade de Sines e pelos CTT, para transporte entre os seus vários centros de distribuição em Lisboa.

As oito unidades do Canter E-Cell entregues para testes têm por base a versão de 3400 mm de distância entre eixos e cabine simples Comfort e estão equipados com carroceria aberta de 4.3 m de comprimento ou fechada de 4.4 m. Para além disso, a carga das baterias a 230 Volts demora cerca de sete horas, mas com a utilização de um sistema de carga rápida este período pode ser reduzido para uma hora.

O motor elétrico do novo Canter E-Cell atinge uma potência máxima de 110 kW (150 cv) e um torque máximo de 650 Nm. A transmissão de força para o eixo traseiro é realizada de forma direta e o veio de transmissão e o eixo traseiro são componentes adotados do modelo de motor de combustão. A velocidade máxima do Canter E-Cell, à semelhança de todos os veículos do seu segmento, é de 90 Km/h.

Fonte: Logística e Transportes Hoje




Deixe sua opinião sobre o assunto!