No Dia do Homem, caminhoneiros recebem serviços gratuitos no Pátio do Porto de Paranaguá

PÁTIO DE TRIAGEM - PARANAGUÁ




O Porto de Paranaguá promove nesta terça-feira (15), no Centro Receptivo do Pátio de Triagem, mais uma ação integrada de promoção da saúde e bem-estar dos caminhoneiros. Das 9h às 17h, gratuitamente, os motoristas que aguardam para descarregar grãos vão receber corte de cabelo, exames e informação.

A ação é uma parceria com o Senac, 1ª Regional de Saúde, Pastoral Rodoviária, Prefeitura Municipal e Polícia Militar. Nesta data – em que se comemora, no Brasil, o Dia do Homem -, o motivo do encontro é especial. Por isso, uma das palestras será com o médico Rubens Bendlin – chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo o especialista, a conversa desta terça-feira será para fazer um alerta. “Desde 2008, no mundo inteiro, equipes multidisciplinares, de várias especialidades da medicina, vêm se dedicando ao estudo da saúde do homem. Em alguns desses estudos chegamos a dados como o de a cada três mortes, na faixa etária de 20 a 59 anos, duas são de homens; ou de que o homem vive sete anos e meio menos que as mulheres. Isso se reproduz totalmente no Paraná. Seja porque o homem não se cuida, só procura ajuda quando está mal ou porque chamamos de estereótipos de gênero: por machismo, por medo da exposição, por achar que nunca vai ficar doente. Com isso, o que estamos vendo são cada vez mais jovens com diabetes, hipertensão, tendo AVC ou infarto; ou ainda, morrendo no trânsito ou vítimas de agressão. Portanto, diante dessa realidade, queremos aproveitar a oportunidade para chamar os caminhoneiros à reflexão”, disse o médico.

Outras ações

No Porto em Ação, o Senac Paranaguá vai participar desta edição com o corte de cabelo. Divididos em duas turmas, alunos dos cursos profissionalizantes da área, de todo o Litoral do Estado, prestarão o serviço. A Equipe da Educação Ambiental da Appa fará um bate-papo com o tema do gerenciamento dos resíduos dos caminhões, das estradas e do Pátio de Triagem e entregará um Kit com informações importantes sobre as operações portuárias; haverá ainda ginástica laboral, missa e culto.

Além dessas atividades, durante todo o período, a 1ª Regional de Saúde vai fornecer exames para DSTs e Aids; testes de glicemia e aferição de pressão.

Caminhoneiros

Em média, o fluxo durante um dia, no Pátio de Triagem, é de 1,2 mil caminhões. Este ano, no primeiro semestre, deram entrada no local 222.120 caminhoneiros vindos, principalmente, do Paraná, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.

São esses motoristas que, durante um dia, todo mês, participam do Porto em Ação.

Fonte: APPA




Deixe sua opinião sobre o assunto!