Novo Volvo FM é flagrado em testes no Paraná

Atualização:
Novo Volvo FM 2014 (1)




Alguns parceiros do Blog do Caminhoneiro vem colaborando em conseguir fotos dos novos Volvo FM em testes no Sul do Paraná. Mas desta vez um deles conseguiu fazer ótimas fotos. Fotografou o caminhão sem camuflagem, e emplacado com placa vermelha, o que ajuda a conseguir algumas informações extras.

O modelo fotografado é um FM 370 6×2 T, fabricado em Curitiba, em 2013, de placas AYB-8413, engatado em uma basculante Pastre. Conforme indicam várias fontes, os novos FM e FH devem ser lançados no Brasil no final deste ano.

*Fotos de Bruno Henrique
_________________________________________________________
Novo Volvo FM sendo testado no Brasil (2)A linha Volvo começou a ser renovada no Brasil em 2013, com a introdução do novo Volvo VM, o primeiro modelo “New Family Look”, nova cara da Volvo no mundo. A renovação dos modelos se iniciou em 2012, com o lançamento do novo Volvo FH, que também está em testes no Brasil e pode ser lançado para o nosso mercado ainda este ano.

O novo Volvo FM foi fotografado por Valdeir Foetsch, na BR-476, em São Mateus do Sul-PR, rota comum de testes de veículos Volvo, com camuflagem frontal, mas deixando à mostra os faróis e a grade do para-choque, além de ter as laterais sem nenhuma camuflagem. A versão das fotos é um caminhão rígido, 8×2 ou 8×4, carregado com uma carga de lastro (somente para peso).

Novo Volvo FM sendo testado no Brasil (1)Infelizmente não há mais detalhes sobre os caminhões e versões, nem a data exata de lançamento, mas em breve estes modelos deverão chegar as nossas estradas.

O novo Volvo FM foi lançado na Europa a 19 de março de 2013, contando com a inovadora Direção Dinâmica Volvo como uma das suas principais características. “O novo Volvo FM oferece aos motoristas um nível de manobrilidade completamente novo e um ambiente diferente na cabine. As empresas de transporte tem à sua disposição um caminhão eficiente, com maior flexibilidade”, afirma Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.

Na Europa, a nova geração do FM herda tecnologia introduzida no novo FH, caso do sistema I-See, o qual permite reduzir o consumo de combustível até cinco por cento. Complemento da transmissão I-Shift, o I-See foi desenvolvido sobretudo para aplicações de longo curso, recorrendo a uma tecnologia que regista automaticamente informações sobre a topografia das estradas em que o caminhão é conduzido. Utilizando dados registados sobre as estradas, a mudança de velocidades, a velocidade e a frenagem auxiliar serão automaticamente otimizadas da próxima vez que o veículo percorrer a mesma rota.

Novo Volvo FM sendo testado no Brasil (5)A imagem da cabine do novo Volvo FM também adota algumas das soluções estilísticas do FH, designadamente a grade escura, os faróis ou a identificação da marca por baixo do pára-brisas. A cabine encontra-se numa posição baixa no chassis, permitindo uma entrada conveniente de dois degraus e uma melhor visibilidade para o motorista – e a seção de cor escura imediatamente abaixo do pára-brisas realça esta aparência baixa. A parte superior da dianteira da cabine é fabricada como uma única peça, que pode ser facilmente aberta. Existe uma prática pega integrada na parte frontal. A parte inferior da grade pode ser dobrada para fora para formar um degrau largo, o que é conveniente, por exemplo, para limpar o pára-brisas.

Para garantir uma alta qualidade e o ambiente de trabalho mais seguro possível, a cabine é fabricada em aço de alta resistência e foi testada de acordo com as normas de segurança mais exigentes do mundo.

Novo Volvo FM sendo testado no Brasil (6)Entre as caraterísticas inovadoras destaque para o sistema de Direção Dinâmica Volvo que proporciona uma estabilidade direcional excecional que permite conduzir sem esforço um caminhão muito carregado a baixas velocidades. A suspensão melhorada é outra atualização que contribui para um excelente desempenho em estrada.

O ambiente na cabine foi criado com foco no motorista, oferecendo um ambiente de trabalho eficaz, ergonômico e seguro, com mais espaço para o utilizador e mais espaço para arrumação. O novo painel de instrumentos tem um ângulo direcionado para o motorista e todos os botões e controles são facilmente visíveis e acessíveis. O volante tem controles integrados para diversas funções, incluindo cruise control, telefone, Dynafleet e navegação. O módulo de interruptores flexíveis pode alojar uma variedade de controles. Um exemplo é a opção de controlar a transmissão I-Shift através de quatro botões, em vez do controle de mudanças convencional ao lado do banco. O novo Volvo FM também pode ser equipado com o sistema de assistência ao motorista baseado em radar/câmara, denominado Aviso de Colisão Frontal. Os adeptos das novas tecnologias têm ao seu dispor a aplicação ‘My Truck’ que permite controlar e monitorar remotamente algumas das funções do caminhão.

Novo Volvo FM sendo testado no Brasil (4)

Na Europa o novo Volvo FM foi lançado com uma gama de motores de 11 e 13 litros que cumprem os requisitos da norma Euro 6. O D13 está disponível com potências entre 420 e 500 cv, enquanto o bloco D11 oferece motorizações entre 330 e 450 cv. A produção do modelo começou em setembro de 2013.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

 




Um comentário em “Novo Volvo FM é flagrado em testes no Paraná

Deixe sua opinião sobre o assunto!