CaminhoneiroCuriosidadesNovidades

Jornalista Paula Toco, do Programa Pé na Estrada, lança o livro “E se eles sumirem?”

3D-E-se-eles-sumirem

Chegar em casa, tomar um vinho e comer uma massa é um pequeno prazer do dia a dia, mas não seria possível desfrutá-lo se cada um tivesse que buscar sua própria massa na Itália, seu vinho na Argentina, os tomates do molho em Goiás e os móveis da casa em Minas Gerais. É para trazer e levar tudo que usamos no dia a dia que trabalham os caminhoneiros. Essa profissE3o, que antes era passada de pai para filho, hoje enfrenta uma grande falta de mão de obra. Por quê? Embarque na boleia de um caminhão, pegue a estrada, conheça a rotina, os perigos, as alegrias e as condições que afastam novos e antigos profissionais dessa atividade. Como tudo que consumimos já passou por um caminhão, já imaginou como ficaríamos sem eles?

“E se eles sumirem?” é um diário de bordo de uma das muitas jornadas de trabalho de um caminhoneiro pelo Nordeste brasileiro. A jornalista Paula Toco acompanhou por uma semana, e mais de dois mil quilômetros, o motorista profissional Fernando Pitanga. A bordo de um bitrem, rodaram pela Bahia, Pernambuco e Ceará, carregando carga perigosa. Ao longo da narrativa a jornalista vai descrevendo as situações vividas, como a falta de locais apropriados para parar, a falta de policiamento, estradas ruins, acidentes, e também vai contando as histórias que ouviu de Fernando e outros motoristas.

Entre um buraco na via e uma caixinha para o guarda, a jornalista descreve, de maneira descontraída, as longas esperas para carregar e descarregar, o descaso de muitos prestadores de serviços, as belezas do caminho, as noites dormidas na cabine, a dificuldade de encontrar alimentação e banheiros em alguns pátios de empresas, as comidas típicas de cidadezinhas no interior do Nordeste e tantas outras situações pelas quais caminhoneiros passam todos os dias e que, muitas vezes, fazem com que eles desistam da profissão ou façam de tudo para que seus filhos não sigam seus passos. Mas se tudo passa por um caminhão, E se eles sumirem?

RECOMENDADO  Empreendimentos Rodeiro abre vagas para motoristas rodotrem

Data e local

O Lançamento acontecerá no dia 13 de agosto, a partir das 18h30, na livraria Martins Fontes, Av. Paulista, 509 – setor de artes

Sobre a autora

Paula TocoPaula Vasarini Lopes adotou o nome Paula Toco em 2009, quando passou a fazer parte do grupo de repórteres do Pé na Estrada, programa atualmente na Rede Bandeirantes de TV, direcionado a motoristas de caminhão e pessoas ligadas ao seguimento de transporte de cargas. Paula Toco também escreve para o site do programa, para o site pessoal de Pedro Trucão e participa do quadro Novidades do Trecho, no Globo Estrada, programa da Rádio Globo. Escreveu este livro para seu Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade de Jornalismo.

Site do livro

http://www.eseelessumirem.com/ – o livro também pode ser adquirido pelo site

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading