Renault abastece veículos elétricos com energia 100% limpa

Paineis solares - Renault (2)




A Renault do Brasil inaugurou um conjunto de painéis fotovoltaicos de 132 metros quadrados em sua área industrial, localizada em São Jose dos Pinhais (PR). A eletricidade, gerada de forma 100% limpa a partir da captação da luz solar, é direcionada ao abastecimento dos veículos Renault Zoe, Twizy e Kangoo Z.E., e à iluminação de instalações próximas.

Instalados sobre a cobertura de uma área de acesso ao Complexo, o conjunto de 80 placas solares gera cerca de 20kwh. A geração de energia se dá de forma contínua durante o dia e inclusive em dias nublados com baixa luminosidade. A geração de eletricidade através de painéis solares faz parte da estratégia da Renault em aumentar a eficiência energética e da busca por fontes alternativas mais limpas.

Esta geração é suficiente para recarregar as baterias de um veículo elétrico como o Zoe em apenas 2 horas. “Trata-se de uma tecnologia bastante difundida e comprovadamente viável, que no caso dos veículos elétricos reforça ainda mais a sua imagem de alternativa de mobilidade urbana 100% limpa” destaca Fabio Re, Gerente Geral Polo Imobiliário, idealizador e responsável pela instalação juntamente com sua equipe.

Paineis solares - Renault (1)Além do Brasil, Fabio Re implantou coberturas fotovoltaicas também em fábricas da Renault na França. Ao todo, seis unidades fabris (Douai, Maubeuge, Flins, Batilly, Sandouville e Cléon) tiveram seus pátios de veículos ou estacionamentos cobertos por painéis, totalizando 400 mil metros quadrados de área, o equivalente a 60 campos de futebol. Estas instalações, somadas, são capazes de gerar 59 MW, o que significa uma produção de 52.600 MWh por ano, o que equivale ao consumo anual de uma cidade de 15.000 habitantes.

No Complexo Ayrton Senna, juntamente com a inauguração do sistema fotovoltaico começou a operar também um eletroposto com a possibilidade de carregamento de até dois veículos elétricos simultaneamente. O sistema foi homologado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), reconhecido e aprovado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel).

Fonte: Renault

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!