CaminhõesMontadorasNotíciasNovidades

Volvo lança novo FM com motor de 380cv

Volvo FM 380 2015

A Volvo está oferecendo ao mercado brasileiro um novo modelo de caminhão: o FM com motor de 380cv de potência. Dirigido principalmente para alguns segmentos específicos, o novo FM chega com um eixo traseiro mais robusto, podendo ser destinado para transporte logístico, como operações com tanque, sider e composições com carretas de três eixos. “É mais uma opção para o transportador brasileiro”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo no Brasil.

“O FM com motor de 380cv é uma excelente alternativa para trechos rodoviários não muito longos”, observa Alvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas, citando o novo caminhão como uma ótima oportunidade para operações logísticas. Implementado com tanque, é muito útil para o transporte de líquidos em geral, desde suco de laranja e leite, passando por derivados de petróleo até produtos petroquímicos. Com sider, transporta cargas industrializadas, como eletrodomésticos, produtos manufaturados e peças automotivas, entre outros itens.

“O novo FM é um caminhão muito versátil, com mais torque e que ainda conta com o consagrado freio motor VEB410”, comemora Nilton Roeder, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo América Latina. “E tem uma ótima relação custo benefício”, complementa Alexander Boni, gerente de caminhões da linha F.

RECOMENDADO  Raro Volvo FH série Royal Class é colocado à venda na Europa

Dirigibilidade

Os executivos lembram ainda que o caminhão tem uma suspensão dianteira totalmente nova. A suspensão recebeu uma nova geometria das molas e também uma nova calibragem dos amortecedores, além da nova suspensão a ar com freios a tambor. “Ela melhorou ainda mais a dirigibilidade do FM em altas velocidades, tornando também a direção mais firme em mudanças de faixas, ultrapassagens e em curvas”, destaca Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo. E ainda a possibilidade de alturas de chassis menores, priorizando cargas de volume.

O interior da cabine do FM também foi completamente mudado. O painel é novo e totalmente ergonômico, com os comandos e botões estão ainda mais ao alcance das mãos do motorista.

“Outra inovação é a nova plataforma eletrônica do caminhão, ainda mais inteligente e que proporciona um melhor nível de interatividade homem-máquina”, lembra Deonir Gasperin, engenheiro de vendas da Volvo. A TEA2+ (Truck Electronic Architecture) permite instalar muito mais módulos e componentes, possibilitando uma série de vantagens tanto para o motorista e o transportador, como para o implementador.

“A nova plataforma aumenta consideravelmente a velocidade das informações entre os módulos e a possibilidade de diagnósticos e proporciona parametrizações mais rápidas”, observa Gasperin. Mais avançada e ao mesmo tempo mais “enxuta”, a TEA2+ teve uma redução substancial de fios e um aumento nas conexões digitais. “É uma arquitetura eletrônica aberta para o futuro, para ampliações e melhorias”, finaliza o engenheiro.

RECOMENDADO  Eurotrotter, a inovadora cabine leito da Volvo na década de 1980

FM 8×2 e 8×4 rígidos

“A Volvo também está oferecendo outras opções para o FM, voltadas para diferentes aplicações”, ressalta. Esse modelo agora pode sair de fábrica com configurações de eixos 8×2, com um motor de 380cv, destinado para transportar 56 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) ou de 37 a 38 toneladas de carga líquida, no caso de composições Romeu & Julieta. O transportador ainda pode optar por uma versão 8×4, também capaz de transportar 56 toneladas de PBTC ou de 37 a 38 toneladas de carga líquida.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading