O renascimento das lendas da estrada

Restauracao de caminhoes




Todos os anos a mais de 100 anos, milhares e milhares de caminhões são produzidos e vendidos em todo o mundo. Esses devoradores de asfalto fazem inúmeras viagens em seus países, e trabalham por muitos anos. Alguns acabam se perdendo em acidentes e desmanches, e uns poucos são parados e esquecidos sob as forças do tempo.

Com sorte, alguns desses modelos acabam chegando às mãos de colecionadores interessados no resgate da marca e da história do modelo, e acabam sendo perfeitamente restaurados, ficando exatamente como no dia em que saíram da fábrica.

Restauracao de caminhoes (6)Um dos colecionadores de caminhões mais conhecidos do Brasil é o Sr. Osvaldo Strada, de São Paulo, dono de mais de 20 caminhões FNM, de diversos anos e modelos. Todos os caminhões que possui foram restaurados nos mínimos detalhes, e são totalmente funcionais, em todos os aspectos.

Caminhão Fiat 1952 antes da restauração
Caminhão Fiat 1952 antes da restauração

Na restauração de qualquer veículo é feita a desmontagem completa de todas as peças e sistemas, que recebem uma revisão e substituição, em caso de não poderem ser usadas. Para a substituição, sempre se busca peças originais, iguais às de fábrica, com mesma marca e modelo exato. Se não for encontrada tal peça, visto que muitos modelo não são fabricados a muitas décadas, a peça pode ser uma reprodução, mas precisa ser idêntica à original.

Cabine do Fiat 1952 depois de feita a chapeação
Cabine do Fiat 1952 depois de feita a chapeação

A restauração é diferente da reforma, que pode usar peças diferentes ou até de outros modelos de veículos, apenas para deixar o veículo funcional.

Em geral, o trabalho de restauração completo de qualquer carro ou caminhão pode levar muitos meses ou até anos, dependendo da dificuldade da reposição de peças e raridade do modelo. Mas é um trabalho que compensa, pois o resultado final enche os olhos dos apreciadores da história automotiva.

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!