Bombeiros do Piauí recebem três novos caminhões Volkswagen

bombeiros - man latin america




O Grupo Mônaco, concessionário da MAN Latin America no Piauí, acaba de entregar três novos veículos fabricados pela montadora para o Corpo de Bombeiros do estado. São caminhões do modelo VW Constellation 17.280, preparados para operar como autobomba tanque e capacidade de transportar até 5 mil litros de água. A expansão na frota vai beneficiar moradores das cidades de Teresina, Picos e Floriano.

Adquiridos através de licitação pública, os veículos vão operar no combate a incêndios de pequeno e grande porte em suas cidades de destino. Também vão dar suporte a escadas e plataformas necessárias a socorros. “Para a aplicação, passaram por adaptações necessárias à implementação. Já tradicionais clientes da MAN Latin America, os bombeiros do Piauí compõem hoje a maior parte de sua frota com veículos VW produzidos pela montadora: 55% de seus caminhões são da nossa marca”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da fabricante.

Nesta negociação a configuração do caminhão VW Constellation 17.280 foi especialmente decisiva. Ofertado com exclusividade pela montadora no Brasil, o sistema de pós-tratamento para recirculação de gases de escape (EGR) não requer o abastecimento com Arla 32, característica apostada como um dos grandes diferenciais. Dessa forma, não se corre o risco de o veículo parar por falta desse aditivo. Complementam ainda os fatores de decisão a força da marca Volkswagen e o alto grau de confiabilidade do produto.

Ideal para aplicações urbanas de alta disponibilidade, o veículo conta com motor MAN D08 com 6,9 litros, seis cilindros, 280 cavalos de potência, dois estágios de sobrealimentação (dois turbocompressores) e sistema de injeção Common Rail. Essas tecnologias garantem desempenho ideal desde as baixas rotações, com baixo consumo de combustível e melhores retomadas. A tecnologia EGR permite melhor aproveitamento do espaço do chassi, pois não exige a instalação de tanque adicional e nem interfere no encarroçamento do veículo.

O modelo recebe ainda a transmissão mecânica ZF 9S 1010 de nove velocidades com comando por cabos e servoassistência, garantindo maior conforto ao motorista e maior durabilidade ao sistema. O eixo trativo de simples velocidade, em conjunto com a transmissão, otimiza o consumo de combustível e o desempenho nas retomadas. O acionamento a cabo com H sobreposto, acionado por tecla pneumática, simplifica a troca de marcas, trazendo uma lógica de segurança que impede equívocos na mudança e danos à caixa de transmissão. Os veículos entregues aos bombeiros do Piauí contam com implemento da Triel HT.

Sobre o Grupo Mônaco

O Grupo Mônaco está no mercado há 38 anos e é hoje uma das mais fortes e sólidas organizações do Brasil. Conta com mais de 2.800 colaboradores, atuando em cinco estados: Pará, Amapá, Maranhão, Piauí e Mato Grosso como distribuidora de caminhões e ônibus Volkswagen e MAN.

Fonte: MAN Latin America




Deixe sua opinião sobre o assunto!