Versatilidade e conforto são destaques na nova escavadeira hidráulica da CASE

Escavadeira Case




É coisa do passado a ideia de que os operadores de máquinas de construção precisam ser homens e fortes para aguentar a rotina de trabalho desgastante em equipamentos brutos, empoeirados e sob o sol. Quem ocupar a cabine da nova CX220C da Case Construction Equipment estará no comando de uma máquina com tanta tecnologia embarcada quanto em um carro de passeio.

Entre as inovações do novo equipamento da CASE, destacam-se a cabine confortável, silenciosa e segura, os comandos leves e precisos, o motor de 145 HP Tier 3 com a função ECO e um sistema hidráulico-eletrônico melhor dimensionado para garantir o melhor desempenho do equipamento mesmo nas condições de trabalho mais severas.

Totalmente desenvolvida no Brasil, a escavadeira CX220C foi projetada na planta da CASE em Contagem/MG, para atender o maior número de aplicações exigidas pelo mercado. No Brasil, as escavadeiras entre 20 e 24 toneladas respondem por até 70% do segmento. O motivo é exatamente a capacidade de adaptação do equipamento a aplicações que vão das mais leves até as mais pesadas. “A evolução do modelo permite integrar recursos para garantir o melhor aproveitamento nas mais variadas aplicações. Na prática, é a mesma evolução que vemos nos carros de passeio ou nos caminhões: facilidade de operação, economia, versatilidade e desempenho”, explica Roque Reis, vice-presidente da CASE na América Latina.

Para alcançar esse equilíbrio, a marca reuniu um grupo de 50 profissionais brasileiros e italianos em Contagem e em seu campo de provas em Sarzedo/MG, durante quase dois anos, para desenvolver e testar cada modificação e oferecer um equipamento completo em todos os aspectos.

Cabine

Uma cabine segura é essencial para preservar a integridade física do operador em caso de acidentes. Por isso, a ISO criou uma norma internacional de segurança (ISO 12117 – Roll-Over Protective Structures) para certificar que, mesmo se deformada, como em um acidente, por exemplo, a cabine vai preservar um espaço interno que garanta a segurança do operador.

Esta mesma cabine também oferece como opcional a proteção FOPS (Falling-Object Protective Structures), baseada na norma internacional ISO 10262, que garante a segurança do operador em caso de queda de um objeto pesado sobre o teto.

“Da mesma forma, carros de passeio e caminhões também contam com normas de segurança e são submetidos ao Crash Test frontal, traseiro e lateral para assegurar a eficiência do sistema em caso de acidentes” explica o gerente de Marketing Carlos França

Motor

O modelo CX220C é equipado com um motor de 145 HP, que, juntamente com as melhorias no sistema hidráulico, garante que o equipamento seja mais eficiente em relação ao seu antecessor. “A combinação entre eficiência hidráulica, potência do motor e recursos eletrônicos faz do modelo C uma escavadeira balanceada, que utiliza a força de modo eficiente em cada aplicação, gerando economia quando a tarefa é leve e entregando a potência necessária quando é requerida”, conclui França.

O novo motor tem certificação Tier 3, com baixa emissão de poluentes, e oferece um novo modo de trabalho denominado ECO. “Na prática, o ECO proporciona economia e versatilidade ao equipamento. Quando a tarefa é pesada, o motor aumenta a rotação e ajusta a vazão do sistema hidráulico, utilizando o sistema integralmente. Quando a tarefa é cotidiana e o ciclo de trabalho é normal, o motor baixa a rotação e o sistema hidráulico reduz a pressão do óleo, garantindo a mesma eficiência no trabalho, mas com economia de combustível”, explica o gerente de Marketing.

Sistema Hidráulico

O sistema hidráulico inteligente da CX220C combina de forma precisa a potência do motor com a vazão hidráulica, ajustando o comportamento da máquina ao trabalho que está sendo realizado. A eficiência hidráulica garante ainda mais força no braço de escavação sem perder a suavidade e a precisão dos comandos.

Opcionais

O conjunto de opcionais da CX220C também é destaque no equipamento e inclui alguns recursos consagrados nos carros de passeio, como a câmera de ré. “Nos carros de passeio, a câmera de ré é utilizada para facilitar manobras. Na CX220C, além desse aspecto, o dispositivo também assume uma característica de item de segurança, uma vez que possibilita que o operador tenha uma visão clara de obstáculos ou pessoas na parte traseira do equipamento”, diz França.

As condições de operação da máquina também podem ser monitoradas pelo operador sem desviar sua atenção da operação com o novo monitor colorido, similar ao computador de bordo dos automóveis. O teclado de configuração da máquina foi redesenhado e permite navegar com rapidez e simplicidade.

Fonte: Divulgação




Deixe sua opinião sobre o assunto!