Renault Trucks reduz ainda mais o consumo dos seus caminhões

renault Truck T Optifuel




Na Europa, a Renault Trucks acaba de anunciar que conseguiu uma redução extra no consumo de combustível de seus caminhões da Série T graças ao novo pacote Optifuel, que consegue uma redução de até 10,9% no consumo médio de combustível. Esse pacote é oferecido como opcional para toda a linha de caminhões Renault na Europa, e acaba de receber importantes atualizações. Essa redução foi certificada pelo órgão independente TÜV Rheinland.

A nova certificação foi anunciada por Karine Forien, diretora de Estratégia e Eficiência Energética da Renault Trucks, durante uma cerimônia feita em Lyon, França, para muitos jornalistas especializados em transportes de toda a Europa. De acordo com ela, a Renault vem trabalhando para criar uma cadeia de transportes mais sustentável ambientalmente e mais eficaz.

Para o teste, dois caminhões idênticos foram submetidos à diversas provas de consumo. Os modelos escolhidos foram o Renault Trucks T 4×2, com motor DTI 11 Euro 6 de 430 cavalos e com a mesma relação de diferencial (2,64). A única diferença era que um modelo era simples, e outro equipado com a configuração Optifuel.

 

Os dois caminhões foram atrelados à carretas idênticas, com 32 toneladas de carga cada uma. Todos os pesos e configurações foram conferidos pela TÜV, que checaram desde peças dos caminhões, pressão e desgaste dos pneus, pesos e outras medidas.

Os motoristas selecionados para as provas eram experientes, cada um com 20 anos de trabalho com caminhões. No primeiro dia, ambos os motorista efetuaram o trajeto duas vezes, trocando de veículo, e mantendo as carretas engatadas, para evitar qualquer tipo de falsificação de resultados.

Durante a segunda parte do teste, os dois motoristas receberam treinamento específico para operar o sistema Optifuel. É a mesma escola por onde passam os motoristas que desejam conhecer de perto o funcionamento do sistema. No terceiro dia, os motoristas voltaram aos caminhões, para pôr em prática o que aprenderam no treinamento.

Todo o teste de direção foi feito por 209 quilômetros de pistas, estradas convencionais (pista simples), e auto-estradas, além de trechos urbanos, representando o que se passa no transporte de longa distância.

Economia Certificada

Depois de analisar todos os parâmetros e resultados dos testes, os técnicos da TÜV concederam à Renault Trucks a certificação de redução de consumo de 10,9% para o novo sistema Optifuel, frente à um modelo de caminhão sem o equipamento.

Essa redução faz com que um veículo que rode 120 mil quilômetros por ano, e com o preço do diesel em 1,20 Euros por litro, tenha o investimento extra no pacote Optifuel amortizado em 17 meses, ou até menos, dependendo o mercado em que o modelos seja vendido.

Blog do Caminhoneiro




Deixe sua opinião sobre o assunto!