Panalpina desenvolve solução de transporte customizada para o setor de tecnologia‏

panalpina




Atenta aos desdobramentos da demanda por soluções logísticas mais eficazes, a operadora logística Panalpina Brasil oferece um serviço altamente customizável para o transporte de cargas sensíveis, com a movimentação de cargas de todo tipo de dimensões, peso e características, como servidores de TI, antenas e equipamentos especiais de telecomunicações, cujo peso pode variar de 200kg a 2,2 toneladas.

O diretor nacional de logística da companhia, Marcelo Tonet, explica que o mercado carecia de soluções mais sofisticadas e abrangentes para determinados tipos de transportes. “Até então, existiam apenas empresas locais que faziam serviços semelhantes e percebemos que seria um diferencial passarmos a atuar neste segmento, colocando à disposição das empresas toda a estrutura e expertise da Panalpina como operadora logística global”, diz.

De acordo com o executivo, considerando a redução da atividade econômica nos últimos meses, essas operações também reduziram, mas há perspectivas de retomada do crescimento. “A expectativa é que, tão logo o país dê sinais de recuperação, os investimentos na área de infraestrutura, incluindo telecomunicações, devem ser reativados e os volumes voltem a crescer”, afirma. Atualmente, a Panalpina tem em carteira cinco das maiores empresas mundiais de tecnologia.

Benefícios

Segundo Tonet, esse tipo de atividade vai além do transporte de cargas convencional, que normalmente realiza as entregas apenas na porta ou doca do endereço solicitado. “No caso da Panalpina, prestamos serviços para grandes empresas que demandam entregas customizadas. Por exemplo, entregamos computadores e servidores de grande porte, mas não vamos até a porta do cliente e deixamos a carga na doca apenas, pelo contrário, levamos os produtos até o local onde serão instalados e deixamos os equipamentos prontos para os técnicos”, declara.

O executivo ressalta que outro exemplo de soluções customizadas oferecidas pela Panalpina é o transporte e a entrega de antenas de retransmissão de sinal de celular. “Muitas vezes essas antenas ficam em prédios comerciais ou residenciais, sem acesso apropriado de cargas. Nesses casos, desenvolvemos toda a logística para o içamento pela parte externa, com o bloqueio da rua, utilização de guindaste, etc. Com isso, levamos a carga até o topo da estrutura, fixamos no local adequado, faltando apenas que a empresa responsável faça os testes e a instalação final”, reforça.

Além dos servidores e dos equipamentos de telecomunicações, equipamentos médicos como máquinas de tomografia e aparelhos de raio-x também entram na lista das cargas transportadas pela Panalpina.

Cuidados necessários

Por serem cargas sensíveis, que exigem atenção redobrada no transporte e manuseio, a Panalpina adota medidas rigorosas de segurança. ”Muitas vezes temos que adotar medidas específicas. Há equipamentos de TI, por exemplo, que se danificam se submetidos a grandes inclinações ou a mínimos impactos. Para garantir que isto não ocorra, temos um selo de qualidade acoplado a cada equipamento, um sensor que registra qualquer impacto que o material possa sofrer durante a movimentação. Esse sensor é a prova da garantia do nosso trabalho”, afirma o executivo.

Além disso, a equipe envolvida na operação recebe o suporte necessário para estar apta e capacitada para o trabalho. “São realizados treinamentos específicos e avaliações médicas periódicas, pois a segurança dos funcionários também é prioridade”, pontua.

Em média, as operações envolvem entre 4 e 15 pessoas, selecionadas de acordo com as características de cada entrega: desde o tipo de equipamento – seu peso, condições da embalagem – até o local da entrega – condições de acesso, necessidade de obras civis, entre outros fatores.

Brasil e Mundo

Tonet lembra ainda que o serviço é oferecido em todo o país, por mais remota que a região seja. “É muito comum ver esse tipo de logística em grandes centros, como São Paulo, mas em locais mais afastados e de difícil acesso isto não é tão usual. Além disso, a geografia e as condições climáticas são fatores a serem considerados pois têm grande influência no tipo de solução que vamos oferecer”, pondera. Além do Brasil, a Panalpina oferece este tipo de solução logística em outros países da América Latina, como no México e no Panamá, além de Europa, Ásia e América do Norte.

Fonte: Divulgação




Deixe sua opinião sobre o assunto!