Truckvan desenvolve carreta para ADRA Brasil

adar brasil (2)




O Brasil é a única nação das Américas que está na lista dos 10 países com maior número de pessoas afetadas por desastres, entre os anos de 1995 e 2015, segundo relatório publicado pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR) e o Centro de Pesquisas de Epidemiologia em Desastres (Cred).

Nessas duas décadas, 51 milhões de brasileiros foram impactados por catástrofes. Mais de um em cada cinco municípios brasileiros (quase 22% deles) estiveram em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal em 2015.

A ocorrência de desastres naturais no Brasil aumentou 268% na década de 2000 em comparação com os 10 anos anteriores, segundo o chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Rafael Schadeck. Entre os principais desastres com aumento de incidência, estão os que mais geram vítimas fatais, como inundações e movimentos de massa.

Auxílio aos afetados

Pensando em como ajudar as pessoas afetadas por desastres naturais, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil) adaptou um caminhão para atuar junto às comunidades afetadas durante os primeiros dias após o desastre.

adar brasil (1)Produzida pela Truckvan, apoiadora da ação, a unidade móvel tem, aproximadamente, 45 m² de área útil e está dividida em três compartimentos destinados, cada um, a atender às principais necessidades da população: o primeiro será usado para o preparo de alimentação quente, o segundo para a lavagem e secagem de roupas e o terceiro para a realização de apoio psicológico.

No espaço destinado ao preparo da alimentação, o caminhão tem a capacidade de providenciar 15 mil refeições rápidas por dia. A comida será doada no período da manhã, almoço e jantar. “Ter uma alimentação quente e nutritiva preparada com carinho faz uma grande diferença quando você acaba de passar por uma situação em que, muitas vezes, perdeu tudo, ou quase tudo,” afirma o diretor de programas da ADRA Brasil, Paulo de Tarso.

Pensando em minimizar problemas de saúde e gerar mais conforto e dignidade às pessoas afetadas, foi elaborado o espaço onde será realizada a lavagem e secagem de roupas – nesse quesito, o caminhão possui capacidade para atender 64 famílias por dia. Em casos de inundações ou temporais, é comum as famílias terem suas roupas e cobertores molhados, tendo dificuldade de secar devido à continuidade da chuva, ou muitas vezes tendo apenas água suja para a lavagem.

Outra área muito afetada é a saúde emocional, devido à perda de algum familiar, de bens ou até mesmo pelo momento de pavor vivenciado. São pessoas que estão desesperadas, precisando de um consolo, uma palavra amiga que as incentive a se reerguerem e recomeçarem suas vidas. Profissionais orientados e com experiência em aconselhamento farão parte da equipe de voluntários que irão atender a população. Em média, poderão ser atendidas 10 famílias por dia.

Informações do evento

A inauguração do caminhão será realizada em 28 de junho, às 13h, no Centro de Exposição da cidade de Monte Sião, em Minas Gerais. No evento, ocorrerá uma simulação das capacidades do caminhão. Serão doados 200 kits de alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade, será servida uma degustação da alimentação a ser disponibilizada durante uma resposta a emergência e realizada a lavagem e secagem de roupas de um centro de reabilitação de dependentes químicos.

Estarão presentes no evento o prefeito de Monte Sião, João Paulo Ribeiro, o presidente da Igreja Adventista para oito países sul-americanos, Erton Kohler, o presidente da ADRA Internacional, Jonathan Duffy, o diretor da ADRA Sul América, Paulo Lopes, e o diretor da ADRA Brasil, Jefferson Kern, entre outras autoridades.

Fonte: Truckvan




Deixe sua opinião sobre o assunto!