4 dicas para manter seu negócio rentável com a logística

logistica - carregando caminhao

800x150_blogodocaminhoneiro_02

Manter o crescimento e a lucratividade é, sem dúvidas, uma das tarefas mais desafiadoras para empresários, em período de oscilações na economia. Os custos logísticos representam parte importante das despesas de muitas corporações e têm impacto relevante nos resultados financeiros. De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), os gastos com logística representam, em média, 7,6% da receita líquida das empresas, considerando custos com transporte, estoque e armazenagem.

Neste sentido, uma logística eficiente pode ser a porta de entrada para manter a sustentabilidade dos negócios, pois colabora com a redução de custos e o aumento do nível de serviço, cria eficiência e pode ajudar ainda atrair novos clientes. Com mais de 15 anos de atuação, a Intecom Logística é um dos principais players neste setor, sendo um importante parceiro para as companhias que demandam de transporte e armazenamento de cargas em todo o território nacional, de maneira eficiente e que buscam otimizar custos.

“A área logística de uma companhia precisa ser vista como parte integrante da estratégia e, muitas vezes, é responsável por estabelecer vantagem competitiva, gerando a conquista de novos clientes e aumento das vendas. Temos boas soluções para apoiar as empresas na redução de custos e melhoria de performance”, ressalta Rodrigo Boniaris, gerente comercial da Intecom Logística.

Segundo Boniaris, uma logística eficiente pode impactar de maneira positiva a rentabilidade de uma empresa, agregando valor ao negócio e ao cliente e, inclusive, maximizando os lucros. O nível de serviço prestado pela Intecom Logística, ou seja, a capacidade de entregar exatamente no momento acordado está em níveis superiores à média do mercado. “Em contrapartida, uma logística ineficiente é uma preocupação constante de muitos empresários e pode comprometer os negócios”, alerta Boniaris.

Quando empresas contam com gestores que sabem da importância desta área nos resultados finais, tendem a contratar parceiros com expertise na gestão de toda a cadeia logística, que avaliam e revisam os processos que envolvem a distribuição e armazenagem dos produtos, desde a saída da linha de produção até a entrega ao cliente final. “Desta forma, as empresas se concentram no seu core business, deixando o trabalho da inteligência logística para um fornecedor qualificado”, explica o gerente comercial.

Confira maneiras de utilizar a logística para obter melhores resultados, segundo Boniaris:

1 – Entenda os custos de cada etapa

Os custos logísticos são uma preocupação recorrente de muitos gestores empresariais. Por isso, o primeiro passo para alcançar a eficiência e ganho de performance está associado a compreender e identificar qual é o gasto que cada uma das etapas do ciclo logístico gera para a companhia. Em armazenagem e distribuição, alguns fatores, como produtos parados em estoque por muito tempo e transporte sem planejamento, originam custos desnecessários.

2 – Revise os processos e reduza despesas da cadeia logística

Ao entender o valor financeiro de cada etapa, chegou o momento de revisar os processos e aperfeiçoá-los ou acabar com aqueles que são considerados ineficientes. Neste sentido, é necessário analisar a necessidade das despesas considerando as particularidades da operação. Compreendendo este contexto, pode ser elaborado um planejamento mais assertivo, visando melhores resultados.

3 – Tenha um elevado nível de serviço e conquiste novos clientes

Atuar com um nível de serviço logístico acima da média, oferecendo pontualidade na entrega da carga, representa, sem dúvidas, um diferencial competitivo. É preciso verificar quais são as etapas que geram ineficiência ao processo como um todo e precisam de solução. Busque sempre oportunidades de automatizar processos.

4 – Alcance melhores resultados

Com a prática de uma gestão logística eficiente e do melhor desempenho envolvendo toda a cadeia, o resultado seguramente será o aumento do nível de serviço, a otimização dos custos e o alcance da rentabilidade. Consequentemente, o cliente final terá a percepção da melhoria da qualidade do serviço.

Fonte: Divulgação




Um comentário em “4 dicas para manter seu negócio rentável com a logística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *