Auditores fiscais do trabalho registram infrações sobre condições de trabalho dos caminhoneiros




fiscalizacao caminhoneiros

800x150_blogodocaminhoneiro_02

Os auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) realizaram nesta quinta-feira (28) uma operação para coletar dados sobre as condições de trabalho dos caminhoneiros em frente à base da Polícia Militar Rodoviária, na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Presidente Prudente. Durante três horas, foram parados cerca de 200 caminhões e registrados 80 autos de infração.

Conforme os auditores fiscais, entre as principais irregularidades encontradas, estão a falta de registro na carteira de trabalho dos funcionários, ausência total de controle da jornada dos caminhoneiros e jornadas exaustivas.

Foi informado ainda que essas operações de fiscalização são frequentes e que os auditores costumam coletar dados no ambiente das empresas para verificar documentos. Porém, ao coletar dados com os trabalhadores, eles averiguaram que são situações diferentes, ou seja, foram detectadas fraudes, já que o que foi declarado é diferente da realidade.

Agora, com os dados levantados, os auditores vão avaliar o tamanho da empresa e as situações encontradas e se há necessidade de orientação. Depois, há o envio dos autos de infrações e a outra parte tem um prazo para fazer sua defesa. Caso a justificativa não seja satisfatória e o problema não seja sanado, cabe multa.

Os auditores ressaltaram que o principal objetivo dessa fiscalização é garantir a segurança do trabalhador.

Fonte: G1




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *