Jofege usa Dynafleet para reduzir consumo de diesel e gerir a frota de caminhões e os motoristas‏




volvo fh

800x150_blogodocaminhoneiro_02

Uma das principais mineradoras do Centro-Oeste brasileiro, a Jofege está usando com sucesso o Dynafleet, o sistema de gerenciamento de frota da Volvo. “É uma ferramenta importante que contribui para monitorar e diminuir o consumo de combustível da frota, reduzir o desgaste dos veículos e até para fazer a gestão dos motoristas”, resume João Francisco de Souza, diretor-geral da Jofege Mineração. A empresa tem FHs 6×4 com motor de 500cv equipados com o Dynafleet desde 2013.

Desenvolvido para aumentar a produtividade dos caminhões e a rentabilidade do transportador, o Dynafleet está fornecendo dados importantes para a frota de bitrens da Jofege. “Com ele, nós podemos trabalhar para baixar o consumo por meio da otimização das rotas e também na melhoria da performance dos motoristas, com treinamentos contínuos. E ainda controlamos melhor a manutenção do veículo”, explica Souza.

“O diesel é o item de maior impacto na planilha de custos do transportador brasileiro. Qualquer redução no consumo representa um grande benefício para o transporte”, complementa Bernardo Fedalto, diretor comercial de caminhões Volvo no Brasil. Com o sistema, é possível monitorar o consumo de toda a frota por caminhão, individualmente, conhecendo assim o desempenho por motorista.

O Dynafleet também está sendo útil na Jofege para checar o nível de combustível no tanque e o de Arla 32, o aditivo para os motores atuais. “Sabendo de antemão e em tempo real a quantidade de diesel existente, podemos nos antecipar e indicar qual o melhor ponto para o reabastecimento e garantir que o veículo pare o mínimo de tempo possível e cumpra com mais eficiência a entrega da carga”, afirma Flávio Miguel, que atua no controle da frota da empresa em Goianésia, cidade a 170 quilômetros de Goiás, e onde está localizada uma das operações da Jofege no Brasil.

Os veículos da Jofege carregam calcário proveniente das minerações localizadas no Vale do São Patrício, região central de Goiás e levam a carga em viagens de cerca de 800 quilômetros para os clientes no Interior do Estado, a maioria produtores rurais que usam o produto para fazer correção de solo nas lavouras. “Com este recurso, é possível verificar os dados operacionais do veículo e a performance do motorista, tudo remotamente, por meio de um computador conectado na internet. É possível gerar relatórios que ajudam no gerenciamento da frota e dos condutores, tomando as melhores decisões, de forma mais ágil e rápida”, diz o diretor-geral.

Agilidade

A flexibilidade de acesso aos dados dos veículos dá muita agilidade para quem administra a frotas com o Dynafleet. Os administradores ou proprietários de caminhões não precisam estar no escritório para checar os dados. Podem fazer isso de qualquer lugar. O usuário pode ver as informações do caminhão num computador de mesa, laptop ou até mesmo num tablet ou celular. “O Dynafleet e o FH nos dão a segurança de horas disponíveis para o transporte das cargas”, conclui Souza.

Os caminhões Volvo são equipados com um módulo eletrônico e uma antena, que transmitem os dados do veículo via rede de telefonia GSM/GPRS para o portal Dynafleet. O sistema pode ser acessado de qualquer computador ligado à internet, ou até mesmo ser integrado a um sistema administrativo de gestão já utilizado pelo transportador.

Vídeo

Dynafleet ajuda a gerenciar frotas e a economizar combustível

O Dynafleet é o sistema de gerenciamento de frota da Volvo. Com uma série de funcionalidades, é uma importante ferramenta para aumentar a produtividade dos caminhões e economizar combustível. Usando esse dispositivo, o motorista pode, por exemplo, trocar mensagens em tempo real com a sua base. O dispositivo permite ainda acompanhar online o desempenho dos caminhões e a performance dos condutores.

O Dynafleet é um dispositivo muito avançado que permite um acompanhamento online, em tempo real, de toda a telemetria do veículo, o posicionamento e o consumo de diesel e de Arla32. Com os relatórios do Dynafleet é possível comparar a média de consumo de diferentes veículos, onde quer que eles estejam, e verificar os dados operacionais do caminhão, tudo remotamente, por meio de um computador conectado na internet. Os relatórios ajudam no gerenciamento da frota e a tomar as melhores decisões, de forma mais ágil e rápida. O usuário pode ver as informações do veículo num computador de mesa, laptop ou até mesmo num tablet ou celular.

Com este avançado recurso, o transportador pode se comunicar mais facilmente com o motorista a qualquer momento, podendo direcionar o veículo a outros destinos e a diferentes tarefas, dependendo de sua conveniência e das necessidades da operação. “O sistema de gerenciamento de frotas da Volvo está em constante evolução para aumentar a produtividade do caminhão e a rentabilidade da operação de transporte”, afirma Nilton Roeder, diretor de estratégia, desenvolvimento de negócios e suporte a vendas de caminhões do Grupo Volvo América Latina.

A comunicação entre o motorista e o Dynafleet é feita por meio de um visor no painel, usando um teclado sem fio. As funções são executadas com o teclado, o painel e os botões estrategicamente posicionados no volante “Tudo foi feito para tornar mais fácil e rápido o contato entre o condutor e o escritório, quando essa comunicação for necessária no dia a dia da operação”, diz o diretor.

Driver Coaching

O Driver Coaching é outra funcionalidade importante do Dynafleet. Ele fornece instruções ao motorista, sempre com foco na economia de combustível. O Driver Coaching avalia a condução do veículo em tempo real e oferece dados diretos sobre o desempenho do motorista, oferecendo dicas sobre como melhorar a condução.

Com uma série de dados provenientes do Driver Coaching, o frotista pode baixar o consumo de diesel por meio da otimização das rotas ou com treinamento contínuo e de determinados motoristas. “O diesel muitas vezes corresponde a 50% da planilha de custos da operação de transporte. O Dynafleet é um grande aliado para ele economizar combustível”, observa Reinaldo Serafim, gerente de pós-venda da Volvo.

Rapidez nas decisões

“Essa flexibilidade de acesso aos dados dos veículos dá muita agilidade para o dono dos caminhões e/ou administrador da frota. Eles não precisam estar no seu escritório para tomar decisões. Podem fazer isso de qualquer lugar, inclusive de seu smartphone”, diz Serafim.

O transportador pode também utilizar o sistema para obter os dados de posicionamento geográfico, do histórico de posições e definir as chamadas “cercas logísticas” para controle de entradas e saídas dos veículos em áreas-alvo. “ O Dynafleet permite um controle de frota preciso, ajudando na redução de custos por meio do foco na condução do veículo e também proporciona um planejamento logístico mais eficiente”, finaliza Serafim.

Fonte: Volvo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *