Nova linha Scania terá 24 variantes de cabine

800x150_blogodocaminhoneiro_02

A Scania apresentou ontem na França sua nova linha de caminhões. Foram apresentadas apenas dois modelos inicialmente, sendo a linha R, que atualmente é a mais completa e confortável da Scania, e também a nova linha S, com piso plano e um nível de conforto mais amplo frente ao modelo R. Ainda serão apresentadas as versões P e G, e, somando todos os modelos, serão 24 variantes de cabine, em versões teto alto, médio e baixo, e cabine curta, estendida e leito.

O novo visual das cabines foi totalmente desenvolvido dentro da Scania, e mesmo sendo totalmente nova, remete ao visual tradicional da marca. A Porsche Engineering participou do projeto. As duas marcas pertencem a Volkswagen AG.

Scania S 500 4x2 tractor, Highline Södertälje, Sweden Photo: Göran Wink 2016Foram usados quatro requisitos básicos para o desenvolvimento das novas cabines: conforto para o motorista, economia de combustível, otimização do espaço interno, e segurança e confiabilidade. A estrutura da cabine é reforçada em aço de alta resistência, utilizando sistemas de solda de última geração, que transformam a cabine em uma célula de sobrevivência em caso de acidentes.

“O desenvolvimento de novas cabines para caminhões com máxima qualidade é um processo extremamente complexo”, afirma Göran Hammarberg, responsável pelo desenvolvimento de cabines da Scania. “Visibilidade, conforto, legislação, ergonomia, facilidade de reparos, peso reduzido e altos níveis de segurança são apenas alguns dos aspectos levados em consideração. Estamos absolutamente encantados com o que conseguimos fazer e convencidos que esses caminhões serão um marco na indústria de transporte”.

Cab interior, driver Malaga, Spain Photo: Gustav Lindh 2016Todas as linhas das novas cabines tem forma e função específicas. No exterior, mantendo a imagem da Scania, a aerodinâmica foi aprimorada e ajuda a reduzir o consumo de combustível. Todas as áreas da lataria foram criadas visando a redução máxima do atrito com o ar.

As novas cabines ficaram 5 centímetros mais compridas e 10 cm mais altas, o que se reflete em mais conforto internamente. A nova linha de cabine S, com piso plano, também tem o teto 16 cm mais alto que a versão R. Além do tamanho, a nova linha S terá mais itens de conforto, priorizando o bem-estar de quem vive no caminhão.

16097-001Outro ponto que teve melhorias consideráveis foi a visibilidade. O banco do motorista foi deslocado 6,5cm para frente e 2cm para a esquerda, para priorizar o campo de visão do motorista. Essa mudança também impacta em uma cama maior e mais confortável. O painel é ligeiramente mais baixo e os vidros maiores. Mesmo sendo mais reforçada que o modelo anterior, a nova cabine tem as colunas mais estreitas, reduzindo os pontos cegos. Os retrovisores ganharam um novo desenho, mais funcional e mais aerodinâmicos, e tem ajustes elétricos e sistema de aquecimento anti-embaçamento. Essas modificações fazem com que o campo de visão do espelho seja maior e influenciem menos como pontos-cegos.

As cabines top de linha da Scania também serão equipadas com airbag lateral no formato de cortinas, que são acionados em caso de tombamento.

Blog do Caminhoneiro – Conteúdo exclusivo. Para reprodução, cite o link exato para a matéria original.




30 comentários em “Nova linha Scania terá 24 variantes de cabine

  • 20/09/2016 em 07:00
    Permalink

    Muito shows ficou linda a nova linha meu sonho d consumo ter bitruque Scania com essa cabine nova!!

    Resposta
  • 08/09/2016 em 12:08
    Permalink

    Responsável pelo projeto de gabines no Brasil não sabe que espaço pra cima está exagerando, não entendo porque não aumenta pelo menos 30 cm pra trás, seria uma grande melhoria em nossa viagem e conforto parado.

    Resposta
  • 05/09/2016 em 06:51
    Permalink

    Só tenho que parabenizar a Scania por essa obra prima, lindo, top! Não vejo a hora de poder velos rodando pelas estradas brasileiras

    Resposta
  • 04/09/2016 em 11:16
    Permalink

    Também gostei muito do novo modelo,, más também acho que à cabine deveria ter mais espaço, principalmente na parte que fica à cama, pois à maioria dos caminhões tem camas estreitas ou você dorme de lado ou não dorme, pois não tem como descansar em uma cama apertada e assim você continua cansado para seguir viagem.

    Resposta
  • 03/09/2016 em 17:58
    Permalink

    O teto ficou muito quadrado. .uma bosta. ..!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *