Treinamento e capacitação como pilares para um ano mais produtivo

ambev - caminhao brahma

800x150_blogodocaminhoneiro_02

O ano de 2016 vem se mostrando um período bastante desafiador, não só pela situação econômica, mas também pelos entraves políticos. Esse cenário, sem nenhuma dúvida, impacta diversas áreas da economia, que sempre buscam aperfeiçoar seus processos de eficiência para se manterem competitivas. Apesar disso, enxergo este momento como uma grande oportunidade para, com determinação e criatividade, aprimorarmos processos na busca de dias melhores.

Para enfrentar os desafios, é sempre importante manter uma equipe alinhada e ciente das etapas necessárias para a evolução. Ainda sob o ritmo do Agenda Confenar, maior evento do setor de bebidas no Brasil, reforço a mensagem que distribuí as equipes das revendas Ambev associadas a Confederação. Para este ano, optamos por investir em treinamentos e capacitações que foquem sempre em garantir a longevidade da Rede com rentabilidade. Dessa forma, é possível criarmos uma estrutura que tenha o objetivo de diminuir os erros e possíveis falhas e aperfeiçoar cada vez mais nossos processos.

Também podemos destacar outra iniciativa de estruturação das nossas Revendas: a implementação do DPO (Distribution Process Optimisation) e do SPO (Sales Process Optimisation), ferramentas que vêm sendo utilizadas pelas distribuidoras desde 2015 e que ganharam velocidade de adoção neste ano. O intuito dessa ação é ampliar e aprimorar os processos e aumentar a produtividade e o desempenho no dia a dia de nossos colaboradores. Para isso, os revendedores utilizam esses manuais no dia a dia para padronizar as operações, guiando as atitudes que cada colaborador precisa praticar e apresentar.

Implementar ferramentas dessa natureza profissionaliza o negócio da sua empresa e envolve todos os funcionários na mesma percepção do que a companhia reconhece como desafio, como oportunidade e como meta. Com isso, os objetivos são alcançados de forma menos traumática, garantindo crescimento de uma maneira mais simples.

É bastante importante também criar um ambiente no qual todos estejam em sintonia. Promover workshops mensais apresentando os novos conceitos e alvos para o período é um bom exemplo de como é possível contribuir para a busca de eficiência. Pode-se extrair desses encontros ótimas ideias para novas propostas de marketing e serviços, iniciativas de redução de custos, práticas eficazes e reais para a elevação da receita, entre outras.

Este é, com certeza, um período no qual os investimentos são bastante racionados e realizados com critério. Porém, investir em capital humano é eficaz e agrega valor ao produto comercializado pela sua organização. Os benefícios são percebidos de forma rápida, refletindo impactos positivos nas entregas, motivação e perenidade do negócio. Vale muito a pena tentar.

Victor Simas, presidente da Confederação Nacional das Revendas da Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *