Volvo Iron Knight de 2.400cv quebra recorde de velocidade




Volvo Iron Knight (4)

800x150_blogodocaminhoneiro_02

A Volvo apresentou hoje o Iron Knight, ou Cavaleiro de Aço, caminhão de 2.400 cavalos de potência e 600Nm de torque, pesando 4.500 quilos, equipado com um motor de 13 litros e 6 cilindros, o mesmo bloco usado no Volvo FH rodoviário, e caixa de câmbio I-Shift Dual Clutch, de dupla embreagem. Em uma prova feita em um circuito fechado com auditoria da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o Iron Knight quebrou dois recordes mundiais de velocidade para caminhões.

Volvo Iron Knight (2)Arrancando do zero, atingiu um recorde em 500 metros de pista e outro nos 1.000 metros. Em 500 metros o caminhão atingiu média de 131,29 km/h em 13,71 segundos, e nos 1.000 metros foram 169 km/h e 21,29 segundos. O recorde anterior pertencia à Volvo, com o caminhão híbrido Mean Green, que em 2012 fez tempos pouco acima dos alcançados agora.

“Esse teste mostra que nossa transmissão I-Shift Dual Clutch tem um enorme potencial e que não deixa o caminhoneiro na mão. O fato do caminhão recordista usar exatamente o mesmo câmbio que os nossos caminhões FH produzidos em série é algo que nos deixa realmente orgulhosos”, disse Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.

Volvo Iron Knight (1)O caminhão foi desenvolvido pelo time de engenheiros da Volvo com foco em desempenho, tendo boa parte das peças saído diretamente dos caminhões Volvo FH. O piloto foi Boije Ovebrink, experiente em corridas de carro e que também foi o piloto do Mean Green, recordista anterior. Boije foi o campeão do European Truck Racing Champion, a Fórmula Truck européia. em 1994.

Volvo Iron Knight (3)Durante os testes o caminhão atingiu a velocidade máxima de 276 km/h. O recorde da FIA utiliza a velocidade média nos trechos de 500 e 1.000 metros.

Blog do Caminhoneiro – Conteúdo exclusivo. Para reprodução, cite o link exato para a matéria original.




9 comentários em “Volvo Iron Knight de 2.400cv quebra recorde de velocidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *