Empresa cria caminhão autônomo que não tem espaço para motorista




komatsu-truck

800x150_blogodocaminhoneiro_02

Se para rodar dentro das cidades os carros autônomos precisam ter mecanismos que permitam a escolha pela condução manual, o mesmo não ocorre no ambiente rural. Tanto que a marca de caminhões Komatsu acaba de apresentar um modelo que sequer conta com espaço para motorista.

A empresa batizou a novidade de Innovative Autonomous Haulage Vehicle. É um caminhão para carregamento que apresenta melhorias de desempenho justamente por dispensar a necessidade de intervenção humana.

Esse tipo de veículo costuma ser empregado em minas. Uma vez carregados por uma escavadeira, eles vão até um ponto de descarte, onde o condutor tem de fazer uma manobra para liberar a carga. Como o motorista precisa olhar para fora da cabine para ver aonde está indo, existe uma limitação de espaço que o obriga a fazer manobras o tempo todo.

No caminhão da Komatsu isso não acontece, já que o veículo não precisa de um campo de visão. Ele simplesmente trafega de frente e de ré.

A companhia exibiu o modelo durante uma feira que terminou ontem, 28, em Las Vegas e promete colocá-lo no mercado “em breve”.

Fonte: Olhar Digital




Um comentário em “Empresa cria caminhão autônomo que não tem espaço para motorista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *