FPT lança motor Cursor 9 GNV para a América Latina




motor-fpt

800x150_blogodocaminhoneiro_02

A FPT Industrial, líder mundial de mercado no desenvolvimento de motores GNV, amplia seu portfólio de produtos movidos a gás-natural para a América Latina, com o lançamento do motor Cursor 9 GNV. O propulsor é a grande novidade da marca durante o IAA 2016, Salão Internacional do Transporte, realizado em Hannover, Alemanha. Trata-se da mais recente tecnologia disponível no mercado movida a combustível alternativo, com emissões próximas de zero e que será disponibilizada ao mercado latino-americano a partir do evento.

O Cursor 9 GNV é o primeiro motor movido a combustível alternativo para o segmento de pesados que pode ser acoplado a uma transmissão automatizada. Quando comparado a outros motores GNV presentes no mercado, a nova tecnologia tem a seu favor diversas melhorias como: capacidade para funcionar com GNV, Biometano ou GLP, com consumo de combustível mais reduzido graças a seu novo processo de combustão, mais estável e que se adapta melhor a diferentes níveis de qualidade de gás. Além disso, é cinco decibéis mais silencioso que motores equivalentes com tecnologias anteriores.

Marco Aurélio Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina, destaca que a região latino-americana tem um grande potencial para receber a nova tecnologia e, por isso, estuda a possibilidade de produzir o novo motor em sua unidade industrial argentina, base exportadora para todo o continente. “Temos mercados ideais para esta tecnologia, principalmente em países como Peru, Chile, Colômbia e Argentina”, explica.

Torque e potência equivalentes ao diesel com baixas emissões

Sob o slogan “Naturalmente Poderoso”, o Cursor 9 GNV chama a atenção por garantir equivalência em torque e potência à sua versão diesel com potências de 300 a 400 cavalos, sempre @ 2000 rpm, e torques de 1.300 a 1.700 Nm @ 1.200 rpm. O motor de seis cilindros e 24 válvulas (quatro por cilindro) pode ser abastecido com gás natural comprimido (GNV) ou gás liquefeito de petróleo (GLP). Em comparação com o diesel, as emissões de CO2 de veículos movidos a gás natural são significativamente menores. O novo motor GNV pode ser instalado em todos os tipos de configuração de tração de caminhões pesados 4×2, 6×2 e 8×2 ou em ônibus.

O Cursor 9 GNV é a solução ideal para aplicações pesadas, coleta de lixo, transporte municipal e intermunicipal, com baixa emissão de CO2. Pode equipar veículos comerciais leves, médios e pesados, ônibus urbanos convencionais e BRT’s.

O motor dispensa o uso do componente EGR para recirculação de gases de escape e do SCR, para redução catalítica seletiva. No entanto, utiliza um catalisador simples de três vias localizado na extremidade do tubo de escape com uma estrutura integrada revestida por metais preciosos. Além disso, o Cursor 9 GNV possui novos injetores de combustível multiponto que permitem uma taxa de fluxo superior às versões anteriores.

Expertise de mais de 25 anos em tecnologia de motores GNV

A FPT Industrial atingiu neste ano a marca de 30 mil motores GNV vendidos ao longo de décadas de experiência no desenvolvimento de novas tecnologias em motores. Pioneira neste tipo de tecnologia, a fabricante possui amplo portfólio para operações com GNV, que inclui os motores F1C, N60, Cursor 8 e Cursor 9, com potências que vão de 136 a 400 cv. Todos aplicáveis em veículos comerciais leves, caminhões médios, semipesados e pesados, além de ônibus urbanos e máquinas agrícolas.

Fonte: FPT Industrial




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *