Fras-le apresenta trabalho técnico em evento internacional




lona_fras-le_1

800x150_blogodocaminhoneiro_02

A Fras-le, com presença nos cinco continentes, expande sua visibilidade internacional, através de sua participação no 34º SAE (Society of Automotive Engineers) International Brake Colloquium, que será realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, em Scottsdale, no estado do Arizona, nos EUA. No evento, o engenheiro Alexandre Casaril, irá apresentar o trabalho técnico intitulado “Caracterização experimental de platôs de contato na superfície de pastilhas de freio”, realizado em parceria com o laboratório de tribologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

No estudo, diversas técnicas avançadas são utilizadas para a avaliação físico-química e tribológica das áreas de platôs de contato das pastilhas de freio. Dentre elas, uma técnica inédita de segmentação de imagens, desenvolvida pela equipe de pesquisa, permite quantificar com precisão a formação e destruição dos platôs de contato. Tais superfícies são desenvolvidas sob condições controladas de frenagem, ensaiadas em um tribômetro. A técnica de microindentação foi usada para medir a dureza dos platôs e identificar os pontos de contato da superfície da pastilha que efetivamente são responsáveis por desenvolver os esforços de frenagem quando a mesma é pressionada contra o disco.

O estudo permite à Fras-le uma profunda compreensão da dinâmica de contato entre disco e pastilha e, ainda, a influência das diferentes matérias-primas para os mecanismos de atrito e desgaste de seus materiais. Isso possibilitará à Fras-le inovar ainda mais em seus materiais e oferecer ao mercado automotivo global, produtos de alta performance, baixas taxas de desgaste e de ruídos.

Fonte: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *