Mercedes-Benz apresenta a van do futuro




mercedes-benz_vision-van-1

800x150_blogodocaminhoneiro_02

Fruto da iniciativa estratégica para o futuro “adVANce”, a Mercedes-Benz Vans apresenta ao mercado a Vision Van, um estudo de veículo comercial leve revolucionário para o espaço urbano. Como parte de um sistema completo na cadeia de fornecimento, ela agrupa uma grande variedade de tecnologias inovadoras para entrega de encomendas, definindo requisitos de performance e soluções para as futuras gerações desses veículos.

Com a adVANce, a Mercedes-Benz Vans está evoluindo em seu papel de apenas fabricante de vans para um fornecedor de soluções completas para o sistema. A Vision Van dá respaldo a esta estratégia, constituindo uma prova concreta da capacidade de inovação da Empresa. Como resultado, a Vision Van se destaca por um grau de interconectividade de informações e tecnologias sem precedentes. Trata-se da primeira van do mundo a apresentar um conceito abrangente para uma cadeia de processos totalmente interconectada por meio digital, desde o centro de distribuição até o destinatário.

A Vision Van dispõe de um compartimento de carga totalmente automatizado, drones integrados para entrega autônoma pelo ar e um moderno comando por joystick. Graças a um potente propulsor elétrico de 75 kW com autonomia de até 270 km, a entrega de encomendas é feita sem emissão de poluentes. Além disso, como o propulsor elétrico funciona praticamente sem ruído, a Vision Van facilita as entregas mesmo à noite, até em áreas residenciais, na opção Same Day Delivery.

“Com a Vision Van, estamos apresentando o veículo comercial leve totalmente interconectado, limpo e inteligente do futuro“, afirma Volker Mornhinweg, Head da Mercedes-Benz Vans. “Ela reúne muitas soluções concretas para o futuro das entregas urbanas, por exemplo, um compartimento de carga totalmente automático, drones de entrega que voam autonomamente e inovadores sistemas de comunicação”.

Vision Van interliga numerosas tecnologias inovadoras

A Vision Van se torna o elemento central inteligente em uma cadeia de distribuição totalmente conectada. Novas ferramentas controlam a expedição de encomendas, a gestão totalmente automatizada do compartimento de carga e até o planejamento de rotas para o veículo e os drones de entrega. Além disso, elas calculam os percursos ideais para os entregadores. Por exemplo, os pacotes enviados são monitorados automaticamente no centro de logística. Veículos automáticos carregam as prateleiras num procedimento automatizado de carga de uma só vez, o chamado One Shot Loading. Para a entrega manual no ponto final, a gestão inteligente do compartimento de carga fornece os pacotes automaticamente ao entregador por meio de uma saída específica para essa finalidade no interior do veículo.

Paralelamente, o sistema abastece dois drones, cada um com uma carga útil de dois kg, que podem entregar encomendas autonomamente num raio de 10 km.

A interação de um software de comando baseado em nuvem com um hardware ideal gera ganhos significativos em termos de tempo e eficiência, elevando a qualidade e flexibilidade dos serviços de entregas urbanas a um novo patamar. Por exemplo, o tempo de entrega por encomenda e o tempo de parada do veículo junto à via diminuem consideravelmente. Além disso, o veículo oferece novos meios para que a entrega ocorra no próprio dia em que é efetuada a encomenda, no momento exato selecionado pelo consumidor final. Ou seja, a tecnologia garante que as falhas na entrega praticamente deixem de existir.

“Com a Vision Van, nós integramos a inteligência de um moderno centro de logística a um veículo”, realça Volker Mornhinweg. “Segundo nossas previsões, isso permite aumentar a produtividade da entrega em até 50%”.

O veículo se comunica com o motorista e o meio ambiente

mercedes-benz_vision-van-3Com um design futurista, a Mercedes Benz Vans oferece uma perspectiva das gerações de vans do “depois de amanhã”. Nelas se fundem a inteligência, a eficiência e a conectividade do veículo de uma forma nunca antes vista. O design frontal remete imediatamente o observador para um futuro distante. Sua aparência é definida pelo para-brisa extremamente amplo que, como uma viseira high-tech, se prolonga até as paredes laterais, pela grade frontal de painel preto e pelos avançados faróis com tecnologia LED.

Os contornos vincados destes elementos contrastam com as superfícies suaves do veículo, potencializando um diálogo intenso de paixão e emoção com tecnologia e função. Por meio dos displays LED na frente e na traseira, o veículo se comunica com seu meio ambiente. Eles avisam, por exemplo, que os drones de entrega decolaram, que o veículo está parado ou que o entregador saiu para levar as encomendas.

Comando Drive by Wire por joystick – sem volante e sem pedais

Devido a sua extrema sintonia com a funcionalidade, o design do interior aponta bem para o futuro. Os designers prescindiram do volante da direção, dos pedais e do console central em prol de um comando Drive by Wire por meio de joystick, criando assim novas possibilidades de configuração. Daqui resulta um espaço interior único e centrado na comunicação inteligente entre o motorista e o veículo. Além disso, foi possível deslocar o banco do motorista mais para a frente, aumentando a área útil do veículo.

O painel na forma de um arco alargado está recoberto por um material têxtil da mais alta qualidade e se estende por toda a frente. A totalidade da superfície do arco é utilizada para fornecer ao motorista todas as informações de que necessita para realizar seu trabalho. Se a Vision Van estiver em repouso, o arco aparece como superfície azul contínua com degradê preto. Em funcionamento acendem-se, por exemplo, o velocímetro, informações do planejamento de rota e indicações sobre o voo dos drones.

O veículo se comunica com o motorista também por meio do piso da cabina. Graças a um efeito especial, indicadores de LED brilham no chão de aço inox, avisando o motorista, por exemplo, quando há pedestres ou ciclistas se aproximando. Na parede traseira da cabina do motorista estão a saída de pacotes e um quadro informativo que disponibiliza ao motorista todos os dados relevantes sobre o processo de entrega. Ele serve como meio de comunicação entre os sistemas da Vision Van funcionando autonomamente e o motorista, que pode se concentrar inteiramente na entrega manual. Além disso, ele atua como unidade de controle central para interligar o veículo inteligente, os sistemas automatizados e as informações das encomendas.

A concepção do espaço interno também assegura procedimentos de trabalho agradáveis para o motorista. A supressão do volante da direção, dos pedais e do console central proporciona maior liberdade de movimentos na cabina do motorista, bem como uma entrada e saída do veículo sem entraves. E com o motor elétrico, o veículo não precisa mais de um eixo de transmissão, tendo sido então possível equipar a cabina do motorista com um piso plano. A saída de pacotes no interior do veículo poupa esforço e tempo do motorista para procurar e reorganizar encomendas no compartimento de carga. Na saída, o motorista recebe os pacotes em uma posição ergonômica ideal.

O futuro da rotina de entrega de encomendas

Antigamente, Peter Schmidt começava a trabalhar muito antes de sair do pátio do centro de distribuição com suas entregas. Ele demorava cerca de uma hora e meia para arrastar as caixas da esteira rolante até o veículo e organizá-las nas prateleiras do veículo. No futuro, essa tarefa será diariamente assumida por um sistema totalmente automático, que escaneia os pacotes, os separa e os organiza em prateleiras especiais. Posteriormente, um veículo automático carrega os pacotes até o veículo inteligente.

mercedes-benz_vision-van-2Peter Schmidt inicia assim a viagem de forma descansada e descontraída. Quando seu turno começa, ele simplesmente entra na sua Vision Van pela porta corrediça automática e dirige o veículo pelo manuseio do joystick. Graças ao motor elétrico, a Vision Van pega estrada quase sem fazer barulho e sem emissões. No teto, estão acomodados os drones de entrega integrados em suas plataformas de decolagem e aterrissagem.

O pré-requisito para o procedimento de carga de uma só vez, o chamado One Shot Loading, é que o centro de distribuição seja totalmente automatizado. Robôs embalam produtos, depois que eles são entregues por comerciantes e expedidores, e distribuem os pacotes por esteiras rolantes. Thomas Moser, diretor do projeto Vision Van da Mercedes-Benz, já está convicto, hoje, de que a rotina logística do futuro terá um cenário como esse: “Muitas empresas de entrega por correio expresso ou courrier e comerciantes com atividade online investem e pesquisam para tornar os processos logísticos mais rápidos, fáceis e eficientes. A tecnologia de automatização, que facilita o trabalho das pessoas, atualmente já desempenha um papel decisivo e será cada vez mais importante”.

Na origem dos investimentos e da tendência de automatização está o boom do comércio eletrônico e o crescimento correspondente do setor de expedição. Os especialistas estimam que o volume de negócios no e-commerce deva quase duplicar em todo o mundo até 2018, em comparação com 2015. Portanto, eficiência, velocidade e flexibilidade são cada vez mais importantes para responder a este rápido crescimento e aos novos tipos de serviços de remessa, como a entrega de encomendas no mesmo dia ou na hora exata. Com o sistema completo da Vision Van, a Mercedes-Benz mostra que o veículo inteligente com drones integrados pode revolucionar a entrega de encomendas e servir como plataforma para uma cadeia de processos totalmente interligada por meio digital.

Meios autônomos: entrega de encomendas eficaz no espaço urbano

Peter Schmidt se dirige ao primeiro ponto de entrega em sua rota pela cidade, o qual o sistema calculou com base em processos suportados por TI. Antes das prateleiras de seu veículo serem carregadas por One Shot Loading, o sistema registra o endereço de destino, peso, dimensões e o momento ou o período de tempo desejado para a entrega. Ao mesmo tempo, o registro também contém informações que indicam se o cliente tem uma estação de aterrissagem para entrega por drone. Com base nestes dados, o sistema calcula uma mistura ideal de entregas manuais e por drone, planeja uma rota correspondente e distribui as encomendas de modo totalmente automático nos sistemas de prateleiras. O entregador aproxima a Vision Van da via e estaciona. Na parte posterior do veículo, o display de LED, integrado na luz traseira, acende-se em vermelho: “Veículo parado”.

Já antes do veículo parar, a gestão automática do compartimento de carga se ativa e prepara a saída de pacotes. As encomendas para entrega manual encontram-se em posições pré-definidas na prateleira, dentro de contêineres. As que serão entregues pelo ar estão em caixas de transporte otimizadas para drones.

Antigamente, Peter Schmidt frequentemente tinha de procurar e reorganizar pacotes durante minutos dentro do apertado compartimento de carga. Na rotina do futuro, ele se levanta de seu banco e vai até a saída de pacotes na parte de trás da cabina. No display ao lado, ele se informa brevemente sobre o serviço em questão. Na sequência, pega as encomendas que se encontram na saída de pacotes e olha para o chão da cabina. Graças ao efeito especial, LEDs vermelhos acendem-se no piso de aço inox e sinalizam que a saída do veículo nesse momento é perigosa, porque um ciclista se aproxima. Assim que ele passa, os LEDs vermelhos se apagam, a porta se abre automaticamente e Peter Schmidt pode então sair do veículo. O relógio em seu pulso indica o nome e o endereço do destinatário. Depois disso, a porta do veículo se fecha e se tranca silenciosamente.

Pouco depois, a indicação na traseira da Vision Van muda: “Drone decolando.” Os rotores dos drones no teto do veículo começam a girar, os pequenos quadricópteros levantam voo na vertical e voam autonomamente por uma rota previamente calculada para o endereço de entrega programado. O sistema considera automaticamente eventuais zonas de interdição de voo. No local de destino, os drones pousam as encomendas diretamente nas estações de aterrissagem dos destinatários em suas residências.

O sistema de gestão do compartimento de carga e a saída automática de pacotes diminuem claramente o tempo de parada do veículo junto à via, pois o motorista não tem mais de procurar e reorganizar pacotes no veículo. Isso é especialmente útil no trânsito urbano intenso, em que veículos de entrega frequentemente têm de estacionar em fila dupla. Com a integração dos drones, há uma diminuição na quantidade de locais de parada, além de uma redução considerável do tempo necessário em todo o processo para a entrega de uma encomenda.

Trabalhar descontraidamente com a Vision Van

Peter Schmidt entrega o pacote ao cliente e regressa à Vision Van. Assim que chega ao veículo, a porta lateral abre-se automaticamente. Ele dá dois passos na cabina do motorista e desliza para o banco. Nenhuma alavanca de câmbio, volante da direção e pedal para contornar. Em vez disso, um comando Drive by Wire reúne eletronicamente todas as funções de condução. Ele está posicionado no lado esquerdo da cabina para facilitar o acesso do motorista a seu banco. Peter Schmidt puxa o joystick com a mão esquerda para trás e coloca a Vision Van em movimento. Dentro de alguns minutos, chegará ao segundo ponto de entrega. Os drones também regressam ao veículo de acordo com o plano de rotas e voos previamente calculado pelo sistema e pegam novas encomendas.

Com a Vision Van, o trabalho do entregador de encomendas é mais agradável. Deixa de haver, entre outros, buscas e reorganizações cansativas e demoradas de pacotes no compartimento de carga. Por enquanto, eles passam cerca de 80% de seu tempo de trabalho na entrega, tendo de procurar a encomenda no veículo, levar até a habitação, esperar para entrar, levar a encomenda ao respectivo andar e fazer a entrega. Em muitos casos, o motorista faz tudo isso em vão porque o destinatário não está em casa. Com a opção de entrega na hora exata possibilitada pela Vision Van e com a entrega de encomendas por drone, o número de tentativas diminui significativamente. Erros na entrega também deixam praticamente de existir devido ao sistema automatizado. Além disso, o cliente final se beneficia e usufrui do melhor serviço, pois pode selecionar uma hora exata de entrega logo assim que faz a compra online. Caso sua agenda sofra alterações, ele até pode mudar em seu aplicativo, no curto prazo, a hora ou o intervalo de tempo da entrega.

Com o One Shot Loading, a gestão inteligente do compartimento de carga, os drones de entrega e seu excepcional conceito de conectividade, a Vision Van possibilita grandes aumentos de produtividade. Seria possível, por exemplo, multiplicar o número de encomendas entregues por dia.

“A Vision Van eleva a eficiência e a rentabilidade na entrega de encomendas a um novo patamar”, resume Thomas Moser. “Os veículos da Mercedes-Benz vão se transformar, cada vez mais, em uma plataforma para conceitos de logística inteligentes e interconectados por meio digital. É isso que nós queremos mostrar com a Vision Van”.

Fonte: Mercedes-Benz




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *