Motorista amigo do ciclista é tema de palestra na Semana Nacional do Trânsito em Juiz de Fora

ciclista

800x150_blogodocaminhoneiro_02

Na última quarta-feira(21) foi promovida a palestra “Educação no Trânsito: Motorista amigo do ciclista” no SEST SENAT Juiz de Fora, como parte da Semana Nacional do Trânsito, que se estende até o próximo domingo (25).

A atividade contou inicialmente com palestras sobre educação no trânsito e respeito à legislação, seguido de uma rápida explicação pelo coletivo “Mobilicidade JF” das vantagens e das dificuldades que o ciclista encontra no trânsito.

Após as explicações teóricas sobre a legislação envolvendo o motorista de ônibus/caminhão e o ciclista, seguiu-se para uma atividade prática que funcionou como um Laboratório de Convivência no Trânsito, em que os participantes da dinâmica puderam ficar no lugar do ciclista, vendo a importância de se respeitar o 1,5m de distância determinado por lei entre o veículo automotor e o ciclista.

O objetivo da atividade era entender como o ciclista se sente no trânsito circulando ao lado dos ônibus e carros. Na oportunidade, o coletivo Mobilicidade JF ainda distribuiu aos participantes uma versão de bolso do código de trânsito no que diz respeito aos ciclistas.

“Essa atividade é muito interessante porque mostra que, por vezes, o motorista não tem paciência com o ciclista na mesma via, mas aqui podemos ver claramente as dificuldades que o ciclista encontra ao transitar dentro da cidade e entendemos a necessidades das determinações legais em relação ao tráfego de bicicletas.” Pontuou Guilherme, integrante do movimento.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas (SETCJF) também esteve presente na atividade e constatou a necessidade de levar a dinâmica também para os motoristas de caminhões que por vezes encontram com ciclistas ao circularem dentro de cidades e até mesmo nas rodovias.

“Vamos procurar estruturar atividades junto com o Mobilicidade para o setor de transporte de cargas. É muito importante que a educação no trânsito se torne rotina, não foco apenas na semana nacional. É essencial a ação em que o motorista se coloque no lugar do ciclista e no lugar do pedestre, através dessas atividades podemos diminuir cada vez mais o número de acidentes em direção a um trânsito cada vez mais seguro.” Ressaltou Osvaldo Filho, gerente administrativo do SETCJF.

Fonte: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *