TranspoQuip 2016 sediará o 4º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana da ANTP

onibus articulado hibrido volvo (3)

800x150_blogodocaminhoneiro_02

Além de expor as últimas novidades em soluções e equipamentos para os diversos modais de transporte, o TranspoQuip Latin America, considerado um dos principais eventos para o setor na América Latina, sediará em 2016 a 4ª edição do Seminário Nacional de Mobilidade Urbana da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos.

A iniciativa voltada ao setor de transporte público e do trânsito urbano discutirá com técnicos e especialistas, além de empresas do setor da mobilidade, os principais aspectos relacionados à mobilidade urbana, entendida como fator essencial para a promoção do desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.

De acordo com o presidente da ANTP, Ailton Brasiliense, o tema em debate é da mais alta relevância uma vez que as obras e projetos que viabilizam a mobilidade urbana não podem continuar sem planejamento, assim como aconteceu nos últimos 100 anos em muitas cidades do País. “O interesse público tem que ser prioritário e o interesse privado precisa se adaptar ao público. Nós temos que parar de construir cidades que incham as periferias. Nós temos que construir cidades em que as oportunidades ocorrem de forma planejada”, explica.

O público-alvo será entidades e empresas, públicas e privadas, autoridades representando as três esferas de governo executivo, assim como representantes do legislativo, do judiciário e especialistas que atuam no setor de mobilidade urbana incluindo todos os modais, inclusive dos assuntos relacionados ao trânsito.

Relevância

“Lugares Possível, Cidades para o Amanhã” é o tema central do 4º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana, que neste ano também conta com a parceria da TC Urbes.

A Mobilidade Urbana como exemplo de boas práticas no mundo para soluções dos problema de formação de uma sociedade sustentável nas cidades do futuro, sua viabilidade no Brasil e América Latina e a possibilidade de implementação, considerando desenvolvimento das tendências nas cidades, será a base com a qual a ANTP e a TC Urbes trabalharão o programa de debates.

Macro temas

Sociedade nas cidades do futuro – atualmente, a porcentagem da população nas áreas urbanas cresceu 85% no Brasil (segundo o Banco Mundial), mas as cidades contemporâneas ainda não são adaptadas para promover qualidade de vida para esse número de pessoas. Isso significa um dramático crescimento na demanda por energia e nos custos para construção de infraestrutura, além dos outros tantos problemas associados. Sobretudo, é preciso avaliar a formação da sociedade nas cidades neste momento de adaptação, em fatores como:

• Principais tendências econômicas no mundo;
• Conceitos de desenvolvimento da cidade;
• Como garantir sustentabilidade;
• Metas de desenvolvimento sustentável;
• Governança, financiamento e planejamento.

Economia para nova cidade – objetiva-se discutir como modelos de cidades sustentáveis podem ser drivers de inovação corporativa para a promoção da sustentabilidade. Por meio desse olhar, será apresentado as tendências econômicas que irão impactar no desenvolvimento da cidade, considerando os drivers principais para implementação e discutindo também questões ambientais e de responsabilidade de setor privado, como:

• Principais tendências econômicas no mundo;
• Conceitos de desenvolvimento da cidade;
• Como garantir sustentabilidade?;
• Metas de desenvolvimento sustentável.

Inscrições abertas

As inscrições para participar da 4a edição do Seminário Nacional de Mobilidade Urbana já estão abertas no site da ANTP <http://www.antp.org.br/4-seminario-nacional-de-mobilidade-urbana/inscricoes.html> . O programa completo, bem como os palestrantes desta edição, também estão disponíveis na página.

TranspoQuip Latin America 2016
Data: 04 a 06 de outubro
Horário: 11h às 20h
Local: Pavilhão Vermelho – Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 300 – Vila Guilherme – São Paulo/SP

Fonte: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *