Competição de inovação e logística da Scania anuncia seus vencedores




INOVATHON 2016

800x150_blogodocaminhoneiro_02

Após 24 horas de uma competição inusitada, promovida pela Scania Latin America em sua fábrica em São Bernardo do Campo, estudantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), do Centro Universitário Fundação Santo André, da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade de São Paulo (USP) sagraram-se campeões do Inovathon Logistics Challenge. Os vencedores conquistaram a oportunidade de conhecer a sede da montadora em Sodertälje, na Suécia.

O Inovathon foi uma maratona de conhecimento na qual universitários tinham o desafio de criar, em 24 horas, uma solução inovadora com foco em logística. A competição recebeu 600 inscrições de todo o Brasil. Destas, 25 competidores foram selecionados e divididos em cinco equipes. Os times receberam os nomes de cidades da Suécia, como a capital Estocolmo, Örebro, Oskarshamn e o destino dos vencedores, Södertälje.

“Tínhamos um desafio de realizar algo diferente, inovador e, principalmente, que gerasse valor para os estudantes que participaram do Inovathon e para a Scania, enquanto empresa”, afirma Patrícia Acioli, responsável por Corporate Relations da Scania Latin America.

Os estudantes da equipe vencedora, Carlos Eduardo Queiroz, Jesus Choquepuma, Rodrigo Metedieri, Amanda Magalhães e Peterson Moreira criaram um projeto de aluguéis de caminhões para frotistas que uniu conectividade e monitoramento via satélite em tempo real, utilizando tecnologia de direção autônoma nas estradas e acompanhada de drones para reparos no sistema de direção e gerenciamento das cargas desses caminhões.

Além do desafio, os estudantes participaram de palestras sobre logística e inovação, interagindo com aplicativos de realidade aumentada e com óculos de realidade virtual. Além disso, receberam dicas para o desenvolvimento de projetos e também para suas carreiras. “Sabemos que independe do prêmio, o valor da iniciativa está na troca de experiência. Os 25 partiram da Scania com uma bagagem a mais para a vida. E nós também.”, diz Patrícia.

Os vencedores foram premiados com uma viagem para conhecerem a capital sueca, Estocolmo, e a cidade de Södertälje, onde está a sede da Scania, para acompanharem todo o processo logístico da companhia.

Sobre os vencedores do Inovathon

Amanda Magalhães, de 20 anos, está cursando o quinto semestre de engenharia de gestão pela UFABC. Já Carlos Eduardo encontra-se no sétimo semestre do mesmo curso. Com 35 anos, Peterson Moreira era o mais velho da equipe e cursa o segundo semestre de engenharia de produção no Centro Universitário Fundação Santo André.

Aos 20 anos, Rodrigo Metedieri está cursando o terceiro semestre de engenharia de produção na Fundação Educacional Inaciana (FEI), em São Roque, no interior de São Paulo. O jovem Jesus Choquepuma, de 23 anos, é de origem peruana, e reside em São Paulo há oito anos, onde cursa o sexto semestre de engenharia mecânica na USP, na capital paulista.

Sobre o Inovathon

A Scania Latin America realizou, nos dias 8 e 9 de outubro, o desafio Inovathon Logistics Challenge, uma maratona para estudantes universitários que tiveram a missão de criar uma solução inovadora com foco em logística. A fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), foi o palco para a competição, que ofereceu a 25 graduandos uma oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos de forma prática no ambiente industrial.

Para a escolha dos 25 participantes do grande desafio, os estudantes passaram por um processo de avaliação, que contou com uma prova online com dez questões de múltipla escolha, além de uma dissertativa. Os 50 classificados passaram ainda por entrevistas individuais na fase seguinte, que determinou a seleção dos 25 competidores presentes à maratona na fábrica da Scania.

Fonte: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *