Falta de segurança é problema crônico das estradas do Brasil

roubo-pneus-caminhoes-2

800x150_blogodocaminhoneiro_02

O Brasil é um país continental, com milhões de caminhões rodando todas as regiões para entregar as mais diversas mercadorias. Mesmo com esse volume de valor transportado e a importância que o transporte rodoviário tem para a economia, pouco se faz para aumentar a segurança dos caminhoneiros nas estradas.

Os crimes contra os estradeiros não são de hoje. Há várias modalidades de roubos, desde cargas, onde posteriormente os caminhões são recuperados, até o roubo completo da carga e do caminhão, onde o veículo é desmanchado e vendido em pedaços ou adulterado e volta a rodar como uma caminhão clonado.

Os outros tipos de crime, menores e por isso menos investigados, são aqueles de roubos de pneus, e agora também peças de acabamento dos caminhões, como grades, e outros, como faróis e lanternas. Geralmente esses crimes são cometidos à noite, e o caminhoneiro só vai perceber o furto quando acordar, horas depois do delito.

roubo-pneus-caminhoes-1Esse crimes, como reportado por um caminhoneiro pelo Facebook, onde, em uma parada na Dutra, teve os faróis e grade dianteira levados, pode custar ao caminhoneiro mais de R$ 3 mil. Para o autônomo essa conta é ainda pior. Hoje o caminhoneiro roda no limite do custo. Não há lucro no transporte e a baixa demanda por conta da crise ainda piora as coisas.

A polícia não pode fazer muito. Há pouco pessoal e poucos recursos, e no fim esses crimes menores acabam engavetados e os culpados nunca serão punidos. Ao caminhoneiro resta tirar dinheiro “da boca dos filhos” para poder rodar novamente, e torcer para que outro roubo não aconteça.

Esses crimes tem acontecido rotineiramente porque há receptadores. Pessoas que lucram com a compra e revenda desses materiais. Não há como saber se a peça será vendida individualmente diretamente a algum interessado, ou em alguma loja de peças para caminhões. Mas, enquanto houver clientela, haverá que cometerá os crimes.

Por isso, se desconfiar de um preço muito baixo, de peças usadas de procedência duvidosa, acione a polícia.

Blog do Caminhoneiro




8 comentários em “Falta de segurança é problema crônico das estradas do Brasil

  • 02/11/2016 em 00:32
    Permalink

    Não só falta de segurança, a falta de vergonha também…aumentarem o valor das multas e legal, inquanto isso falta de segurança e a pavimentação correta para melhoria dos transportes é quase uma ilusão na vida dos motoristas de cargas e veículos pequenos….pronto falei… :|

    Resposta
  • 01/11/2016 em 12:44
    Permalink

    Aí eu mim pergunto tem policiais para fiscalizar os motoristas para ver se está com irregularidade tipo capa de porcas com ponta aguda se está em dias com tacógrafo iluminação faixas refletivas mais prá combater as bandidagem não tem é mais fácil persegui trabalhador do quê prender bandidos.

    Resposta
    • 01/11/2016 em 14:15
      Permalink

      Tem policiais pra multa som alto. Bom quando e só bens materiais .Pior quando Matão o motora eles não tem segurança em lugar algum isso que e tristy

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *