MAN e Scania anunciam desenvolvimento conjunto de peças

scania-e-man

800x150_blogodocaminhoneiro_02

Por meio da holding Truck & Bus GmbH, do Grupo Volkswagen, a Scania e a MAN anunciaram nesta semana que vão efetivamente compartilhar o desenvolvimento de peças e componentes que servirão para ônibus e caminhões de ambas as marcas.

Os trabalhos terão liderança da divisão de Utilidades do Grupo Volkswagen.

A Truck & Bus GmbH congrega a MAN Truck & Bus, MAN Latin America (Volkswagen Caminhões e Ônibus) e Scania.

O grupo garante que apesar do desenvolvimento em conjunto, os equipamentos podem ser adaptados para cada marca, permitindo assim manter algum tipo de individualidade.

Serão desenvolvidos, em conjunto, componentes de transmissão, plataformas únicas para motores das duas marcas, eixos e sistema de transmissão.

Também serão considerados veículos da marca Navistar neste novo modelo de compartilhamento.

No início de setembro, a Volkswagen Truck &Bus, que globalmente envolve as marcas MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus, e Scania, anunciou a aquisição de 16,6% das ações da Navistar International Corp, outra gigante na produção de veículos de grande porte.

Entre as ações concretas do compartilhamento, está a criação de novas plataformas de motores.

A Scania deve desenvolver uma plataforma única para o grupo de motores de 13 litros, enquanto as plataformas de motores de 5 a 9 litros serão desenvolvidas pela MAN.

O sistema de exaustão de ônibus e caminhões de maior porte ficará por conta da Scania e os veículos com peso e potência menores, sob responsabilidade da MAN.

A escolha é estratégica, já que a Scania está presente apenas no segmento de caminhões e ônibus de médio e grande porte. Já a MAN participa também dos segmentos de caminhões de 3 toneladas e micro-ônibus.

O grupo, entretanto, destacou que o compartilhamento se dará apenas no desenvolvimento das peças e equipamentos. A produção continua sendo independente em cada planta.

O projeto da holding que unifica as marcas vem desde 2006, quando o Grupo Volkswagen assumiu o controle acionário da Scania e da MAN. Nesta época, já tinha a maior parte das empresas.

Fonte: Diário do Transporte




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *