Pneus de caminhão exigem cuidados especiais




pneus-caminhao-motorista

800x150_blogodocaminhoneiro_02

Responsável por suportar as toneladas de um veículo grande, às vezes carregado, não parece ser tarefa das mais simples. A complexidade da missão cresce ainda mais ao considerar as estradas em situações precárias e as rotas traçadas que nem sempre levam o caminhão pelo melhor caminho. Por isso, cuidar do pneu é tão importante quanto cuidar de qualquer outra parte do caminhão.

Segundo o supervisor externo da borracharia do Grupo G10, Bruno Bergamo, a calibragem é um dos principais cuidados quando o assunto é pneu. “É importante calibrar os pneus dos veículos a cada trinta dias para evitar um desgaste irregular”. Quando há excesso de pressão, o desgaste fica mais acentuado do centro da banda de rodagem e pode causar danos à suspensão do veículo. Já na falta de pressão, o pneu tende a se apoiar nas laterais da rodagem causando um desgaste prematuro e, consequentemente, afetando a estrutura do pneu.

Bergamo ainda ressalta que a calibragem incorreta dos pneus pode causar perda de 10% a 15% no consumo de óleo diesel. “A melhor forma de prevenir a calibragem baixa é o martelinho. Alguns motoristas usam a própria mão, mas isso não é adequado, já que o profissional pode se machucar”, explica. As manobras forçadas e os “pneus patinados” também são fatos rotineiros que podem causar danos ao pneu.

Outra recomendação importante é o alinhamento, necessário quando o veículo puxa para o lado direito ou esquerdo, sofre impactos ou substituição dos componentes da suspensão, desgastes irregulares ou a cada revisão. Não menos importante, o balanceamento também faz parte da lista de cuidados que o pneu exige. Além do desconforto ao dirigir, a falta de balanceamento – identificada quando o volante vibra – causa perda de estabilidade, da tração e desgastes nos pneus. “Juntando os dois, conseguimos ter uma viagem mais cômoda e tranquila, pois os pneus estarão com o desgaste uniforme”, destaca Bergamo.

É necessário estar atento à manutenção mecânica de vários componentes que estão diretamente relacionados com o funcionamento dos pneus. Pneus bem cuidados significam segurança e economia na hora do frete.

Fonte: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *