Volvo lança novo motor D8 marítimo movido a diesel no São Paulo Boat Show

motor-d8-volvo-penta-1

800x150_blogodocaminhoneiro_02

A Volvo Penta está apresentando no São Paulo Boat Show o seu o motor D8 marítimo a diesel. A empresa está aproveitando um dos maiores eventos do setor na América Latina para mostrar seu mais novo lançamento. O D8 é oferecido tanto para configurações IPS como para motores de centro com eixo de transmissão. “Ampliamos ainda mais nossa oferta no Brasil. Agora temos condições de oferecer um número ainda maior de opções em sistemas de propulsão para barcos”, declara Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta South America.

O D8 chega para atender a uma crescente demanda no mercado brasileiro por motores marítimos a diesel na faixa de 550cv/600cv. “Ao ampliar sua linha de produtos, a Volvo Penta proporciona maior possibilidade de escolha para o segmento náutico que procura opções de qualidade”, afirma Emerson Baptista, diretor de motores marítimos da Volvo Penta South America. A marca vem há muito tempo oferecendo propulsores diesel com potência e torque de classe mundial. São motores que também combinam níveis reduzidos de ruído e qualidade superior de navegação. “Os D8 são a escolha ideal para uma grande variedade de exigentes donos de barcos”, observa o diretor.

São muitos os atributos que conferem ao novo motor a melhor escolha em sua classe. O D8 é, por exemplo, mais leve que seu predecessor, o D9, mas ao mesmo tempo oferece mais potência. Robusto, foi desenvolvido seguindo os rigorosos projetos dos motores diesel Volvo Penta, que garantem o mínimo em vibrações e baixos níveis de ruído, em função da mais recente tecnologia common rail.

motor-d8-volvo-penta-2Paralelamente, a larga faixa de rotações do motor proporciona uma navegação suave, tanto ao acelerar quanto em velocidade de cruzeiro. “O resultado é um nível ainda mais aprimorando o conforto a bordo e com a operação macia do motor, oferecendo uma experiência de navegação ainda mais agradável”, diz Baptista. “A diferença no baixo nível de ruído percebido é uma das primeiras coisas que se percebe”, complementa Fredrik Celander, gerente de produto para lazer marítimo da Volvo Penta.

Baixo consumo de combustível

Já tradicionais nos motores Volvo Penta, a eficiência em combustível e as baixas emissões foram ainda mais aprimoradas no D8, graças à moderna tecnologia dos motores da marca. O D8 oferece uma excelente relação potência/peso e uma perfeita harmonia entre o turbo e o compressor, proporcionando excelente torque em baixas rotações, sendo mantido em toda a faixa.

Altos torques a baixas rotações resultam em aceleração rápida, maior poder de manobra e também um aproveitamento melhor da potência, além de menor consumo de combustível. A altas rotações, o torque e a aceleração total garantem uma velocidade de cruzeiro mais eficiente em qualquer condição. “Estas são algumas características que ajudam a estabelecer a Volvo Penta como líder mundial em sistemas de propulsão completos para aplicações marinhas”, destaca Baptista.

Grande capacidade de manobra

Tanto o D8 com IPS quanto o D8 Motor de centro são sistemas completos de propulsão. Eles têm alto desempenho, oferecendo manobras simples e intuitivas, graças à tecnologia de joystick da Volvo Penta. O IPS vem equipado com o controle por joystick. Já o joystick para Motor de Centro da Volvo Penta é um opcional para o D8 de centro. Em ambos os casos, os sistemas podem oferecer direção precisa e reativa, possibilitando a realização até mesmo de manobras complexas, como atracação, como apenas o toque das pontas dos dedos.

“A Volvo Penta é líder há mais de uma década no setor náutico quando se fala em manobras com joystick. Esta posição será reforçada agora pelo D8 com IPS e o D8 de Centro”, afirma Celander. “Ambas as configurações oferecem a melhor capacidade de manobra do mercado em seus segmentos”, explica.

Easy boating

Os motores D8 com IPS e o D8 de Centro (Inboard) estão disponíveis com uma série de opcionais para aprimorar ainda mais a facilidade e a segurança da navegação. Éo caso por exemplo do Sistema Interceptor da Volvo Penta, que trata todos os ajustes de ângulo (Trim) com apenas um toque de botão, e o Glass Cockpit Volvo Penta, o sistema integrado de controle e monitoramento. “O conceito de Easy Boating (navegação fácil) é a aspiração para tudo que fazemos”, diz Stefan Carlsson, diretor do segmento diesel marinho da Volvo Penta. “Os novos D8 ampliam os benefícios de Easy Boating para uma gama ainda maior de barcos”, conclui.

Fonte: Volvo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *