Coluna Mecânica Online – SUVS voltam a marcar Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

2016-peugeot3008

800x150_blogodocaminhoneiro_02

A cada dois anos o Brasil é palco do Salão do Automóvel de São Paulo. A edição 2016 abre ao público neste dia 10 de novembro e prossegue até o dia 20. Em 56 anos de sucesso, a edição de número 29 revela uma nova localização, agora no São Paulo Expo, um espaço mais funcional e bonito para um evento tão importante.

Com cerca de 540 veículos em exposição, dos quais 150 lançamentos em 90.000 m2 de área de eventos, o salão movimenta toda cadeia do setor automotivo com expressiva quantidade de profissionais da imprensa nacional e internacional, aproximadamente 4.000 colegas.

A Volkswagen é uma das empresas com o maior número de novidades expostas. São 12 novidades, em um total de 30 veículos em exposição numa área de 4.500 m2 – o maior espaço no Salão –, com um estande mais interativo que nos anos anteriores. Os veículos expostos são distribuídos entre os pilares “conectividade”, “robustez” e “performance e eficiência energética”.

“GT”. A lendária sigla que acompanha os carros esporte da Volks é uma referência que para muitas pessoas vai além do alto desempenho: é um sonho. Em homenagem a essa cultura esportiva, a Volkswagen apresenta o Gol GT Concept, um show car criado para os verdadeiros fãs dos carros de corrida (Gran Turismo).

Inédito no mundo e desenvolvido pela equipe de designers da Volkswagen do Brasil, o Gol GT Concept foi criado com inspiração na tradição GT e na relação emocional que os clientes têm com os modelos esportivos da Volkswagen. O projeto seguiu três pilares durante seu desenvolvimento: história, esportividade e cultura GT. Da logotipia às linhas de design: o Gol GT Concept é uma interpretação do conceito GT.

Uma tendência que cada vez mais crescente em nosso mercado fica por conta dos SUVs. Nos últimos dois anos, a participação de mercado deste tipo de veículo praticamente dobrou no país, passando de 8% do total de carros comercializados para 15%. E os fabricantes mantém o foco nesse crescimento.

Vamos começar pelo modelo desenvolvido na Alemanha por designers brasileiros, o T-Cross Breeze, que apresenta o conceito de design de um novo SUV da Volkswagen.

Com quatro lugares, o T-Cross Breeze é equipado com um cockpit interativo e um conceito operacional de próxima geração. A Volkswagen já implantou um conceito operacional praticamente sem botões a bordo do T-Cross Breeze. Com exceção da haste de controle, interruptores de abertura das janelas e dos botões para abrir e fechar a capota, todos os controles do T-Cross Breeze são executados por meio de superfícies sensíveis ao toque ou por soluções “by wire” totalmente novas.

A digitalização dos instrumentos está abrindo um novo espectro de possibilidades gráficas e interativas. A Volkswagen mostra como o Active Info Display, que já é usado no Passat pode evoluir a bordo do T-Cross Breeze. O T-Cross Breeze é equipado com motor 1.0 TSI, para oferecer o máximo em prazer ao dirigir de forma sustentável, combinado aos sistemas start-stop e de recuperação de energia.

A Renault aproveitou o salão como palco para a apresentação de três SUVs: Captur, Koleos e Kwid.

Com data marcada para o nosso mercado, em fevereiro a Renault lança o Captur. Além do design sensual e elegante com pintura biton, o veículo oferece o conforto de um verdadeiro SUV com um amplo espaço interno e contará com uma série de tecnologias que tornam a vida a bordo muito mais fácil por meio da conectividade e do acesso aos comandos do carro sem tirar a mão do volante.

A lista de itens conta com controles eletrônicos de estabilidade e de tração, quatro airbags, assistente de partida em rampas, chave cartão “hands free”, retrovisores elétricos rebatíveis, entre outros itens de série.

Com o Koleos, mostrado recentemente no Salão de Paris, a Renault irá ofertar também um SUV premium de grande porte com alta tecnologia. Traz, entre outros equipamentos, alerta de ponto cego, sistema de áudio Bose e sistema multimídia com tela de 8,7”.

O Kwid, novo SUV compacto e urbano, completa a nova linha da Renault. O modelo apresentado ao público é o show car Kwid Outsider Concept, desenvolvido especialmente para o Salão de São Paulo pelo Renault Design América Latina (RDAL), com soluções que destacam a versatilidade e a robustez do veículo.

A Hyundai CAOA apresenta seu moderno utilitário esportivo, New Tucson, produzido na planta de Anápolis (GO).

Um veículo totalmente novo que chega equipado com o moderno motor turbo 1.6 T-GDI (Gasoline Direct Injection) e transmissão Dual Clutch de 7 velocidades. Equipado com esse conjunto, o modelo gera 177 cv de potência a 5.500 rpm e 27 kgf.m de torque, entre 1.500 e 4.500 rpm, garantindo muita força ao SUV desde baixas rotações.

A novíssima geração do SUV 3008 é a grande estrela da PEUGEOT na mostra. O modelo desembarca no país logo após sua estreia mundial no Salão de Paris, e não apenas para brilhar no evento: ele será lançado comercialmente já em 2017, trazendo consigo os mais recentes códigos estéticos da Marca do Leão, além do novo i-Cockpit® PEUGEOT.

O pernambucano Jeep® Compass faz neste Salão do Automóvel de São Paulo sua primeira aparição em mostras automotivas internacionais, já comemorando excelentes resultados da pré-venda realizada durante pouco mais de um mês e cerca de 1.000 unidades vendidas.

Além do estilo sofisticado e acabamento digno de um legítimo SUV de nível superior, os motores 2.0 Tigershark (flex) e 2.0 Multijet II (único diesel no segmento) trazem força e eficiência ao Jeep Compass, aliados a câmbios automáticos de 6 e 9 marchas, respectivamente.

A Honda lança mundialmente o utilitário-esportivo compacto WR-V, veículo inédito, é o novo integrante da família de SUVs da Honda, que também inclui os modelos HR-V e CR-V.

O WR-V foi desenvolvido pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda Automóveis do Brasil, baseado no DNA global da marca, que busca, em todos os seus veículos, colocar o ser humano no centro de seu desenvolvimento, com excelência em qualidade.

O WR-V também traz como essência de seu desenvolvimento a consideração de demandas regionais, baseadas em pesquisas com consumidores que gostam de aproveitar um estilo de vida ativo.

O WR-V será comercializado no Brasil no primeiro semestre de 2017 e, no futuro breve, também em outros países da América do Sul.

Tarcísio Dias




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *