Solução WABCO para as portas traseiras do semirreboque reduz a resistência do ar

wabco_optiflow_tail_hr

800x150_blogodocaminhoneiro_02

A WABCO, fornecedora global líder em tecnologias que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, desenvolveu a solução para reduzir a resistência do ar localizada na traseira do semirreboque, por exemplo, sobre as portas do modelo furgão.

O OptiFlow™ Tail, é uma exclusiva solução aerodinâmica que direciona o fluxo de ar de modo a reduzir os efeitos da resistência. Ao diminuir a resistência do ar, o produto WABCO aumenta a eficiência do veículo na estrada, ajudando a reduzir o consumo de combustível, e assim  contribuindo para proteção do meio ambiente (reduz emissão de gás carbônico).

Com tecnologia e design patenteados pela WABCO, o OptiFlow™ Tail foi rigorosamente testado em estradas, túneis de vento e até em simulações de computador.

“Os resultados de todos os testes são excelentes”, diz Germano Collobialli, gerente de aplicação, treinamento e assistência técnica da WABCO. Em velocidades típicas de rodovias, o OptiFlow™ Tail reduz o consumo de combustível em cerca de 1,1 litro por 100 quilômetros rodados (dados estatísticos para aplicações europeias), o que gera enorme economia ao longo da vida útil do veículo e provoca uma diminuição da emissão de carbono.

A economia de combustível ocorre independentemente do tipo de semirreboque, da tonelagem e capacidade da carga, e até do motorista.

Com os atuais níveis de preço do diesel, a projeção é que o investimento no OptiFlow™ Tail se pague em pouco tempo. Por exemplo, na Europa e em condições legais de condução (controles da velocidade e da máxima capacidade de carga), a redução do consumo de combustível tem efeito direto nas emissões.

É esperado que o OptiFlow™ Tail proporcione redução nas emissões de gás carbônico de aproximadamente 2,8 toneladas por caminhão, anualmente.

A resistência do ar sobre o veículo em velocidade é uma dificuldade para o motorista na estrada e um gasto a mais na conta do combustível para o frotista.

Os caminhões dividem a resistência aerodinâmica de modo uniforme entre o cavalo mecânico e o semirreboque. O OptiFlow™ Tail dá ao semirreboque uma forma aerodinâmica mais eficiente.

Posicionado na traseira do semirreboque, o design das abas direciona corretamente o fluxo de ar proveniente do movimento do veículo. Seu correto alinhamento produz o efeito aerodinâmico perfeito.

Assim como os OptiFlow™ SideWings – revestimentos da WABCO que oferecem proteção lateral contra o efeito do ar sobre o semirreboque –, o OptiFlow™ Tail apresenta a mesma característica de redução da resistência do ar.

Feitos de material robusto, são recomendados para as mais diversas aplicações, principalmente para semirreboques modelo furgão.

Fonte: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *