Tecnologia da continental reduz pontos cegos ao volante

proviu

800x150_blogodocaminhoneiro_02

Imagine o motorista de um caminhão tendo uma visão aérea do seu veículo, de 360 graus, em uma pequena tela no painel, como se fosse uma transmissão ao vivo via satélite. Essa tecnologia já existe, não só na Europa e Estados Unidos, mas também no Brasil. O sistema, chamado de ProViu ASL 360, foi desenvolvido pelo Grupo Continental, vanguardista em soluções para a indústria automotiva, e tem como grandes benefícios a redução de pontos cegos ao volante e, consequentemente, de acidentes.

“Muitos acidentes acontecem por causa dos pontos cegos. Ao fazer uma manobra, o motorista pode não ter uma visão completa do retrovisor e é aí que acontecem os atropelamentos, por exemplo. Muitos acidentes envolvem crianças, uma vez que elas têm menor estatura e nem sempre são visíveis no retrovisor. Também existem muitos casos com ciclistas. Com o ProViu ASL 360, o condutor consegue enxergar toda a área ao derredor do veículo, podendo assim conduzir com mais segurança”, destaca Claudio Goto, Diretor de Negócios da unidade CVAM (Commercial Vehicle & Aftermarket) do Grupo Continental.

A tecnologia é composta por quatro câmeras distribuídas na área externa do veículo. Essas câmeras transmitem imagens a uma central eletrônica, que as compila em uma única imagem em tempo real. “A solução é bastante eficiente para aplicações onde a visão do motorista é bastante limitada como em carros-fortes e empilhadeiras de uma fábrica, por exemplo, dando uma visibilidade segura em um raio de aproximadamente 10 metros”, completa Goto. Outra importante aplicação do ProViu ASL 360 é em veículos de construção e implementos agrícolas, como as colheitadeiras. Com o sistema, é possível identificar se existe algum obstáculo no trajeto, como pedras e valas, que certamente danificarão o equipamento caso ele passe por cima, ou mesmo colocando em risco a dirigibilidade do veículo.

Fonte: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *