CaminhõesDestaquesNotícias

Tabelamento mínimo de frete gera divergências entre caminhoneiros e produtores

O projeto de lei 528/15, que estabelece a Política de Preços Mínimos de Fretes, pauta pedida à exaustão por caminhoneiros em greves e reuniões com o governo já foi aprovada na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, e deve seguir para votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para depois ir para votação em plenário.

Porém entidades representativas de produtores, embarcadores e empresas de logística vão enviar uma carta ao Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para que ele dê parecer contrário ao projeto.

De acordo com essa carta, o valor do frete deve ser definido pelas práticas normais do mercado, sem interferência do governo. Se tem muito caminhão e pouco frete, o valor cai. Se tiver pouco caminhão e muito frete, o valor deve subir. Ainda de acordo com o documento, apenas uma tabela de referência seria suficiente.

RECOMENDADO  Dois caminhões com excesso de peso são retidos em Sergipe

Para os caminhoneiros a realidade é outra. O valor do frete está defasado em cerca de 30%, enquanto o valor dos insumos, como diesel e pneus, não param de subir. Os deputados favoráveis ao projeto entendem que os valores de frete praticados hoje são predatórios, e a defasagem dos valores leva, entre outros pontos, ao sucateamento da frota, aumento de acidentes, demissões, e falência de empresas.

Como ainda não há data para votação e possível aprovação do projeto de lei do tabelamento de fretes, caso ele venha a ser aprovado, deve passar a valer apenas para a próxima safra.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

14 thoughts on “Tabelamento mínimo de frete gera divergências entre caminhoneiros e produtores

  • Joares c Felacio

    O problema do frete baixo na realidade são as transpotadoras que pegam os fretes e repassam como eles querem, exatamente fazendo isso se tem muito caminhão pagam o que querem obrigando nós caminhoneiros a carregar seus fretes absurdos
    Sou a favor de tabela de frete por km rodado mais pedagios para acabar com o tal frete de retorno.
    Obrigado.

  • José Roberto Alcazar

    Deveria sim ter uma tabela de referência mas que o frete fosse calculado por quilômetro rodado e não por peso como muitas empresas colocam assim o caminhoneiro não teria que colocar excesso pra receber mais
    Roberto

  • São dois os problemas do frete:
    A lei dá diária que é na prática uma palhaçada (quando se recebe alguma diária é atravéz de um sindicato perverso que negocia a metade do valor da LEI e cobra uma porcentagem por ter intermediado).
    É o mísero frete de retorno,( que é pago a metade do valor quando a viagem é no sentido de NORTE para o SUL.) Ora se a distância por ex. De São Paulo à Salvador é de 1100km implica que de Salvador à Sao Paulo também seja 1100km.porque o frete de Salvador à Sao Paulo tem que ser a metade do valor do frete de SP à Salvado? Isso é o que chamam de frete retorno. Por acaso eu abasteco diesel de retorno ? Ou pago pedágio de retorno? Tomo banho de retorno? Ou pago refeição de retorno? Ah talvez alguma borracharia ou oficina tenha preços de retorno!?
    Isso é constitucional?

  • Isso já virou brincadeira, a situação é de urgência e estão empurrando pra depois . Será que ainda não entenderam que isso gera prejuízos pra tudo lado é o profissional do transporte já não aguenta mais.

  • Daniel Oliveira

    Hahahah conta uma novidade agora

  • Eder Antonio Birkhann

    O produtor que vai cuida ao que diz respeito a ele, se não quer pagar o valor que vale do frete que vá comprar um caminhão e pagar motorista, comprar pneus, e mais, cada uma busca oque é melhor para seu setor, o produtor vende soja entre 50 a 80 a saca e o frete nunca sobe, e essas transportadoras devem ser obrigadas a improcedência a tabela do preço e não fazer mais barato só pra tomar serviço dos outros.

  • Fernando Pozzebom

    taxista tem bandeira d corrida p não rodar abaixo do custo não sei pq caminhão pode levar um frete de graça desumano isso

  • Fabio Grazi Reinaldo Martins

    Quem esplora os camioneiros e o governo e sua petrobas! Se eles controlacem essa maldita inflacao todos os camioneiros e os produtores brasileiros em geral ia conseguir trabalhar! Quanto maio chega o frete mas o governo sobe as dispesas!

  • Robson Hippler Dias

    Não Vai Ter Tabela De Frete, é Inviavel…. Frete é Um Mercado: Oferta e Procura… Tem Q Se Preocupar Em Carrega Poucas Ton. e Valorizada a Ton… Só Acaba Com Caminhões Com Capacidade Acima De 57 PBT… Sobra Mais Produto Por Um Tempo Maior, Que Impacta Tanto No Valor Do Frete, Quanto Na Demanda Por Mais Caminhões Que Gera Maiz Empregos…

    • A lei de oferta e procura funciona pra supermercado ,que tem um em cada esquina. O frete não pode ser assim porque o caminhoneiro não está em casa , ele está longe e tendo despesas até pra ficar parado.
      Se o caminhoneiro não tiver dinheiro pra pagar estacionamento ele tem que retirar o caminhão do pátio.
      Se o caminhoneiro não tiver dinheiro pra pagar um banho, ele tem que ficar sujo.
      Se o caminhoneiro não tiver dinheiro pra pagar o agenciamento do frete, ele fica sem carregar.
      O caminhoneiro é vencido pela covardia, que quando ele se vê já sem dinheiro, ele é obrigado a aceitar a oferta que tiver

  • o problema maior esta nos atravessadores de frete chega a 30% do valor final sobra 45% diesel o resto e do caminhoneiro

  • É só fazer geve junto a policia ai eles vai ver q o Brasil para de vez

  • Fabiano Chagas

    Produtores e muitas empresas querem q caminhoneiro transporte seu produto de graça…. Só na exploração….

  • Na maioria das vezes o produtor sempre quer explorar o caminhoneiro,falam das transportadoras mas o pior de tudo é o agricultor

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading