Truckvan apresenta exposição móvel sobre Língua Portuguesa




Com o objetivo de “matar a saudade” do Museu da Língua Portuguesa e incentivar a cultura e a arte dos países que falam o idioma português, a Truckvan desenvolveu uma Unidade Móvel para EDP, empresa que atua nas áreas de geração, distribuição, comercialização, transmissão e soluções em energia. A exposição interativa sobre rodas “Energia da Língua Portuguesa” foi inaugurada oficialmente no dia 22 de julho e agora segue para FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

Utilizando a estrutura móvel de um caminhão, a mostra tem ao todo 300 metros quadrados e permite que os visitantes conheçam mais sobre os países que falam a língua portuguesa, as peculiaridades e diferenças do português falado no Brasil e em Portugal e curiosidades sobre expressões comuns deste idioma, considerado o quinto mais falado do mundo e o mais utilizado no hemisfério sul.

Museu da Língua Portuguesa

Em São Paulo, as obras de restauro do Museu da Língua Portuguesa estão a todo vapor. A inauguração está prevista para 2019. Seu acervo, o patrimônio imaterial da língua, continua sendo celebrado com atividades como as do projeto itinerante, que exibirá fotos e informações sobre a reconstrução do Museu. A EDP Brasil, como patrocinadora Máster da restauração, está investindo R$ 20 milhões em três anos. “A Energia da Língua Portuguesa” também apresenta conteúdos desenvolvidos em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Energia Limpa

A energia limpa estará presente com o uso de placas solares fotovoltaicas no teto do caminhão. Estão previstos também painéis de LED por toda exposição, lembrando que a ação visa ressaltar a importância da preservação dos recursos naturais e os benefícios do uso eficiente da energia.

Área externa

As atividades da área externa promoverão cover face com capas de livros, produção de pôster exclusivo com a citação literária favorita do visitante, ambiente para leitura com estante recheada de livros, puffs e cadeiras e o light painting – com o apoio de uma luz, os participantes escreverão palavras no ar e um fotógrafo as captará. À noite, o painel de LED se transformará em uma tela de cinema, na qual serão exibidos os clássicos inspirados na literatura brasileira ‘Palavra Encantada’ e ‘Língua: Vidas em Português’. O painel ainda reproduzirá informações sobre o percurso da exposição com um infográfico, com o número de pessoas que já passaram pelo projeto itinerante e as cidades percorridas.




Deixe sua opinião sobre o assunto!