Investimento em logística é saída para aumentar rentabilidade na agroindústria




Os custos de transporte, armazenamento e expedição de cargas estão entre os principais desafios enfrentados na agroindústria brasileira. No setor sucroenergético, em que esses processos representam 30% do custo total da produção de cana-de-açúcar – sendo que somente os gastos com transporte equivalem a 12% desse total, segundo estudo da Embrapa – os desafios são superados com inovações.

Inovações que serão apresentadas e discutidas durante a 25ª FENASUCRO & AGROCANA, entre 22 e 25 de agosto, em Sertãozinho. No Seminário de Transporte & Logística promovido pela ESALQ-LOG (Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da ESALQ/USP) em conjunto com a Abralog (Associação Brasileira de Logística) as tendências, tecnologias e estratégias para redução de custos estarão em discussão, em uma análise completa sobre o segmento.

Serão três palestras, promovidas na Arena do Conhecimento no dia 25 de agosto, ministradas por Thiago Guilherme Péra, coordenador do ESALQ-LOG, e José Eduardo Holler Branco, professor da ESALQ-LOG com dez anos de experiência em sistemas logísticos agroindustriais.

“Em razão da urgente necessidade de redução de custos que as empresas do setor sucroenergético vêm vivenciando, uma série de soluções serão sugeridas e avaliadas. Mais do que a simples indicação de caminhos, o painel deverá discutir e analisar as principais soluções e o impacto potencial dessas estratégias na logística sucroenergética”, destacam os especialistas Thiago Péra e José Eduardo Branco.

Entre os novos produtos e soluções para aumentar a eficiência do segmento apresentados na feira, estão os galpões Tópico, de armazenagem de açúcar, fabricados com estruturas metálicas galvanizadas a fogo e com possibilidades para fechamento em lona ou zinco, para armazenagem segura, de rápida implementação e com módulos flexíveis (de 5 a 5 metros) podendo ser ampliado ou reduzido rapidamente.

Líder nacional em galpões modulares, a Tópica participa pela primeira vez da FENASUCRO & AGROCANA e traz soluções para as usinas aumentarem sua capacidade de armazenagem por metros quadrados, o que reduz custos e aumenta eficiência. “Os galpões proporcionam a temperatura e umidade ideais para manter a preservação de qualidade do produto, evitando prejuízos com perdas”, explica Rebeca Pereira coordenadora de marketing da companhia.

Além dos lançamentos de produtos, a empresa Sergomel levará para a FENASUCRO E AGROCANA mais qualificação técnica, com o Workshop “O Marco Regulatório e a Resolução do Contram nº 663”. Presente no evento há vinte anos, este é o primeiro ano em que a empresa organiza um evento de conteúdo.

O marco regulatório do transporte rodoviário de cargas será o tema central da palestra, que tem como objetivo consolidar legislações e desburocratizar o setor, além de criar condições para desenvolvimento com sustentabilidade e aumento da segurança.

A palestra será no dia 23 de agosto e a presença deve ser confirmada através dos e-mails: elaine@sergomel.com.br, patricia@sergomel.com.br ou pelos telefones: (16) 3513-2615 e (16) 3513-2630.

Já para participar de todos os eventos de conteúdo que acontecerão durante a 25ª FENASUCRO & AGROCANA o interessado precisa fazer o pré-credenciamento online e gratuito que está disponível no site www.fenasucro.com.br . Nesta edição, serão mais de 300 horas de programação.

Serviço

Edição: 25ª edição
Realização: 22 a 25 de agosto de 2017
Horário exposição: das 13h às 20h
Horário eventos de conteúdo: das 8h às 18h
Local: Centro de Eventos Zanini, Marginal João Olézio Marques, nº 3.563, Sertãozinho – São Paulo – Brasil
Site oficial: www.fenasucro.com.br
imprensafenasucroagrocana.wordpress.com/

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!