MAN Latin America é premiada por inovação em logística




O Cluster Automotivo do Sul Fluminense, grupo de discussão do setor que tem o apoio da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), reconheceu a MAN Latin America como Top Inovação da região por projeto para maior eficiência na logística. A empresa adotou o comando de voz para abastecer a linha de produção com as mais de 70 mil peças manuseadas na fábrica.

Entre seus benefícios, uma redução no tempo da operação em mais de 20% e a maior assertividade do abastecimento da linha de produção. O objetivo é garantir a máxima performance da cadeia logística. Além disso, o sistema permite ganhos significativos de inventário através do maior controle das peças estocadas.

Antes, esse processo era feito através de listas impressas e não havia um estudo otimizado de deslocamento para a seleção das peças. Hoje, até mesmo a sequência de peças a serem coletadas segue um racional para mais eficiência.

A técnica permite ao colaborador, responsável pela separação de peças, utilizar somente um fone de ouvido, que é acionado por uma senha pessoal. Automaticamente, o sistema identifica onde foi finalizada a última atividade e começa a informar a continuidade dos pedidos. Com isso, o operador permanece com as mãos livres para trabalhar com mais rapidez e precisão de suas tarefas.

“A logística vem evoluindo e obtendo cada vez mais um papel estratégico para as empresas. Nosso desafio é permanente, com metas arrojadas, para garantir a sustentabilidade do negócio. Temos avançado em produtividade, com redução de estoques, ganhos de área e tempo, para tornar nossa operação cada vez mais eficiente”, avalia Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!