NotíciasTratores

AutoTurn da Case IH permite manobra de cabeceira e economia no campo

Com o olhar voltado para o futuro da agricultura, a Case IH desenvolveu diversas tecnologias para o trator autônomo, que foi apresentado pela montadora na Agrishow desse ano. Uma parte das pesquisas já está sendo colocada em prática no campo, como é o exemplo do sistema AutoTurn, que permite utilizar o piloto automático não somente para orientar a máquina no trajeto dentro do talhão, mas também para automatizar a manobra de cabeceira.

“Trata-se de uma parte da tecnologia do trator autônomo, desenvolvida para que a utilização do piloto automático seja maximizada, gerando economia de tempo e reduzindo o desgaste do equipamento”, diz Felipe Sousa, gerente de soluções tecnológicas da Case IH. Sousa ainda explica que durante testes realizados em campo, houve economia de 11% no tempo da realização das manobras. “Uma vez que o tempo é otimizado, temos impacto também na redução do consumo de combustível”, explica.

Os testes como a nova tecnologia foram feitos em diversas regiões do Brasil, como Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás. O sistema é bastante intuitivo, portanto a configuração é fácil e rápida. Basta o operador fazer a volta na cabeceira para que o sistema entenda o formato do talhão. Em seguida, é necessário realizar as configurações de tipo/tamanho do implemento e formato da manobra para que o sistema esteja pronto para ser utilizado.

RECOMENDADO  John Deere começa no Brasil a pré-venda da sua maior colheitadeira, a X9 1000

O AutoTurn também não necessita que o talhão seja um quadrado perfeito, ou seja, pode ter formato variado que mesmo assim a tecnologia se adapta perfeitamente. Ideal para o produtor que possui uma janela de plantio curta, onde a otimização do tempo de trabalho é cada vez mais importante.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading