FPT Industrial potencializa o trator do futuro da New Holland com seu motor NET a gás natural




A FPT Industrial esteve presente na maior feira de agricultura especializada nos Estados Unidos, a Farm Progress Show, que aconteceu entre 29 e 31 de agosto, em Decatur, Illinois, no estande da New Holland Agriculture, ambas exibindo suas tecnologias. Nesse evento, a New Holland revelou um novo conceito de trator movido pelo protótipo de motor NEF alimentado a metano, de 6 cilindros, da FPT Industrial, projetado especialmente para aplicações de trator.

O desenvolvimento desse motor reafirma o compromisso da FPT Industrial em encontrar soluções sustentáveis e customizadas. O reconhecimento em tecnologias de gás natural é certificado pelos mais de 30.000 motores a gás natural vendidos em todo o mundo nos últimos 20 anos. Desde 1995, a marca foi pioneira na adoção de tecnologia estequiométrica desenvolvida pela empresa, que garante a razão de ar/gás correta em quaisquer condições de trabalho, garantindo assim uma combustão limpa e baixo nível de emissões. Em comparação aos modelos convencionais de motores a diesel, as motorizações a gás natural da FPT Industrial eliminam cerca de 80% dos poluentes nas emissões em geral, reduzem a vibração e ruído (em até 3 dBA), levando a uma diminuição de 50% nos ruídos.

Além disso, o desempenho é idêntico ao de um motor a diesel, especialmente em termos de torque e potência máxima. Sua durabilidade equivale a de uma unidade de energia padrão e é complementada com economia de custos operacionais de até 30%. O protótipo do gás natural NEF é um motor em linha de 6 cilindros, que desenvolve potência de pico de 180 hp e torque máximo de 740 Nm. Ele utiliza a tecnologia desenvolvida especificamente pela FPT Industrial que minimiza o consumo de combustível, o que lhe proporciona autonomia para todo um dia de trabalho.

Os motores a gás da FPT Industrial podem funcionar com gás natural comprimido (GNC), liquefeito (GNL) ou formas renováveis de gás natural, que podem levar a emissões de CO2 próximas de zero. O biometano pode ser produzido a partir de culturas energéticas agrícolas e de resíduos de colheitas e da decomposição de matérias orgânicas. Esses motores são usados para veículos comerciais e ônibus.

Os motores a gás natural estão disponíveis nas classes de motores F1C, NEF 6 e Cursor 9. Essas famílias oferecem soluções que variam de 136 hp a 400 hp, tornando a FPT Industrial a marca com a mais ampla linha de motores a gás natural no mercado. Todos esses produtos permitem níveis muito baixos de emissões, baixo nível de ruídos e alta eficiência, além de serem orientados pelos princípios de sustentabilidade ambiental, redução do custo total de propriedade (TCO) e desempenho semelhante ao do diesel – elementos que facilitam o intercâmbio com aplicações de diesel.

Especificação do motor de GN NEF DE 6 CILINDROS – Tier 4B/Estágio IV

Arquitetura:                                 Motor em linha de 6 cilindros

Sistema de injeção:                   Sistema de injeção eletrônica estequiométrica multiponto

Tratamento de ar:                       Válvula de descarga do turbocompressor resfriado a água

Energia de pico (hp):                 180

Torque máx. (Nm)                      740

Pós-tratamento Tier 4B/Estágio IV: Catalisador de três vias

Inscreva-se




Deixe sua opinião sobre o assunto!