CaminhõesCaminhoneiroDestaquesEmpresasNotíciasNotícias

TruckPad é a finalista mundial das copas de startups

O TruckPad, conhecida no mercado como o “Uber dos Caminhoneiros”, acaba de alcançar mais um importante reconhecimento: o aplicativo ganhou a etapa brasileira e foi selecionado para representar o Brasil no Vale do Silício, em maio de 2018, na copa mundial de startups. A premiação aconteceu ontem durante o 2º SP Conecta – evento promovido pela agência ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo

O TruckPad, aplicativo que conecta o caminhoneiro autônomo à carga, é a primeira startup brasileira de tecnologia aplicada ao transporte rodoviário de cargas. Lançado em 2013 por Carlos Mira, ele foi idealizado para ser o amigo eletrônico do motorista de caminhão e criar soluções para o seu dia a dia. Ao baixar o aplicativo no smartphone, o motorista se cadastra e informa seus dados básicos, as características de seu caminhão, cursos que possui, entre outros. Na outra ponta, as empresas que necessitam de um transporte de carga também têm suas necessidades listadas no ambiente digital, mas em versão para computadores. Assim, o sistema conecta as demandas de serviço com os motoristas disponíveis. Hoje, o TruckPad já contabiliza a marca dos 500 mil downloads, o que significa que 50% do universo dos caminhoneiros autônomos, conhecem esta ferramenta.

“Representar o Brasil em uma das maiores iniciativas apoiadoras da inovação e do empreendedorismo dos ecossistemas de startups em todo o mundo é motivo de muito orgulho para mim e para toda a equipe do TruckPad”, diz Carlos. “Este prêmio vem somar-se a muitos outros conquistados por nós, como o Prêmio Startup Weekend 2013, pela Brazil Inovators (2013), Prêmio Lide de Startups (2015), Prêmio Fretes e Frotas Verdes (2016), e em 2014, foi eleita pela Plug and Play Winter Expo como a Startup mais inovadora do mundo, entre outros títulos”.

O SP Conecta foi idealizado a partir da necessidade de se criar novas conexões entre empreendedores, incubadoras, aceleradoras, acadêmicos, associações e governos para acelerar o desenvolvimento de startups paulistas. Além disso, pretende aproximar as startups de grandes empresas e corporações inovadoras. Em 2016, a ação também resultou na criação do Mapa SP Conecta, uma ferramenta colaborativa onde as próprias instituições de apoio à inovação cadastram suas informações e ficam mais fácil de serem encontradas por quem precisa delas.

Nesta segunda edição, a novidade foi a realização da etapa regional da Startup World Cup, competição mundial que avalia startups de qualquer segmento ao redor do mundo. Os vencedores regionais participam da final no Vale do Silício, onde o campeão recebe a premiação de um milhão de dólares e mentoria. A iniciativa é organizada e financiada pela Fenox Venture Capital e conta com a participação de importantes nomes do meio.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading