Fenatran 2017 – O marco do transporte no Brasil




Em 2015, a Fenatran foi o marco que representou mais profundamente a crise vivida no país. A recessão no Brasil forçou marcas tradicionais à deixarem a feira de lado, para que pudessem se manter equilibradas, em um tempo de queda nas vendas, milhares de demissões e férias forçadas.

Porém, a Fenatran 2017 foi diferente. O Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Cargas marcou o início da retomada no setor de transportes, com centenas de empresas expondo, inovando e vendendo ao público a imagem de um Brasil que dá certo.

Somente falando em caminhões, dezenas de inovações, tecnologia, novas versões de modelos consagrados e diversas homenagens ao passado deixaram os fãs e clientes entusiasmados com o que viram. Os implementos também mostraram inovação, tecnologia, uso de materiais mais nobres, que aumentam o rendimento do transporte. Em peças e serviços foram apresentadas centenas de inovações, que mostraram a qualidade da engenharia brasileira. Não há como negar que o transporte brasileiro, no presente em que vivemos, mostra o futuro que alcançamos.

A Fenatran serve para destacar cada elo de uma cadeia enorme, e a cada edição apresenta um novo Brasil sobre rodas, que nunca param de girar. Faltam apenas incentivos inteligentes do poder público, para que toda essa tecnologia chegue efetivamente ao transportador, na estrada, no dia-a-dia do caminhoneiro.

Seria coerente termos no Brasil um sistema de renovação de frota, que permitisse ao caminhoneiro autônomo a troca de seu caminhão antigo, muitas vezes com mais de 20 anos de uso, por um caminhão novo, mais seguro, potente e muito menos poluidor.

Seria mais coerente ainda termos políticas de segurança pública voltadas exclusivamente ao combate ao roubo de carga, que atinge cada vez cifras mais altas, fazendo caminhoneiros e empresários do transporte reféns de bandidos que decidem apenas o número de caminhões a serem roubados naquele dia, sem nenhuma consequência.

Mas o transporte rodoviário é persistente, inteligente e vai superar todos os obstáculos do caminho.

E o futuro, o que nos reserva? Como será a Fenatran 2019?

Podemos afirmar que o transporte vai ser ainda mais inteligente, mais eficiente e cada vez mais elétrico, usando menos diesel e poluindo cada vez menos. Ficaremos esperando surpresas, tecnologia e inovação!




2 comentários em “Fenatran 2017 – O marco do transporte no Brasil

  • 02/11/2017 em 21:13
    Permalink

    Nada disso será possível , pois no ritimo que iremos não vamos conseguir abastecer os caminhões, que esses preços abusivos nos combustíveis

    Resposta
  • 22/10/2017 em 09:55
    Permalink

    Só faltou a fiat levar a nova geração da ducato !

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!