Caminhoneiros foram assassinados na Serra do 90?




Na última semana uma série de publicações nas redes sociais se espalharam rapidamente, afirmando que vários caminhoneiros foram executados por bandidos na região conhecida como Serra do 90, trecho da rodovia Régis Bittencourt BR-116, entre São Paulo e Curitiba.

Pelo Whatsapp as informações foram compartilhadas rapidamente, e o Blog do Caminhoneiro recebeu dezenas de questionamentos sobre a veracidade dos fatos, e também pedindo para tomarmos providencias. O primeiro ponto a se notar é que todas as informações compartilhadas não tem data, nem nomes. Coisa típica de boato da internet.

Pesquisando um pouco mais, vemos que as fotos são reais, mas retiradas de várias fontes, o que mostra que realmente se trata de um boato. Outra questão a ser levantada, é que essas informações foram divulgadas somente pelas redes sociais, e nenhum site importante deu divulgação à ela. Isso porque esses sites sempre verificam as informações antes de postar.

Uma das imagens usadas são de uma matéria sobre o assassinato de um caminhoneiro nesta semana, mas na cidade de Floresta-PE. Você pode ver a notícia desse crime NESTE LINK. Ele não parou em uma tentativa de assalto e foi baleado.

Os áudios que o Blog do Caminhoneiro recebeu falam de vários motoristas mortos, e os números variam entre 4 e 10 motoristas. As informações recebidas ainda falam de bandidos armados, atirando a esmo sobre os caminhoneiros, e “matando geral”.

A Serra do 90 é conhecida por ser um dos trechos de rodovia mais perigosos do Brasil, com muitos acidentes e roubos todos os anos, e isso ajudou o boato a crescer ainda mais. Porém esse tipo de divulgação falsa só serve para criar pânico, e deixar preocupado quem está longe, sem saber realmente o que está havendo. Muito motoristas evitaram o trecho nesta semana, por causa desse boato.

Também se nota uma grande falta de respeito por se usar fotos de vítimas de outros acidentes e crimes, visando apenas criar esse boato. Não iremos divulgar as imagens aqui em respeito às famílias desses caminhoneiros.

No Brasil é grande a falta de segurança para os caminhoneiros, que se sentem indignados pelo tratamento que recebem dos governantes, ano após ano. Mas antes de se exaltar com algum compartilhamento no Facebook ou Whatsapp, o melhor sempre é procurar saber se é verdade, para não aumentar ainda mais a divulgação de um boato.

 

 

 

 




124 comentários em “Caminhoneiros foram assassinados na Serra do 90?

Deixe sua opinião sobre o assunto!