Saiba quais são os fatores que deverão impactar positivamente o mercado logístico em 2018




Se em 2017 o País começou a dar sinais de melhoria em suas atividades econômicas, sendo positivo para o segmento logístico, em 2018 esse cenário deverá ser ainda melhor. Segundo o gerente comercial da Intecom Logística, Rodrigo Boniaris, a manutenção da taxa Selic pelo Banco Central e a confiança da indústria tem apontado para um ligeiro crescimento para este ano. Outros indicadores, assim como a inflação em baixo patamar e a retomada do crédito, também podem impulsionar bons resultados para esse mercado.

De acordo com ele, esse panorama pode gerar boas surpresas para o segmento logístico já no primeiro trimestre do ano. “Entendemos que o mercado está com boas perspectivas, retomando gradativamente o volume. Outro aspecto que contribui é o período de Carnaval, logo no início de fevereiro de 2018, que tende a movimentar o mercado consumidor”, indica Boniaris.

Neste contexto, apostar em uma área logística bem estruturada é fundamental para o sucesso dos negócios. “Empresas que apostam em crescimento no próximo ano, certamente vão buscar a parceria de uma empresa com expertise para realizar uma gestão estratégica eficiente nesta área”, afirma Boniaris.

Entre os segmentos em que a Intecom acredita que irão apresentar aumento na demanda por serviços logísticos no próximo ano estão o mercado automotivo (com previsão de aumento nas vendas) e a indústria de cosméticos (em que o consumo tende a aumentar seu ritmo, acompanhando os índices econômicos).

O gerente comercial da Intecom logística selecionou três aspectos que podem influenciar de maneira propícia o mercado logístico em 2018. Confira:

1 – Aumento da confiança do empresário

Com a melhoria dos índices econômicos e das boas projeções para diversos indicadores, mesmo que pequena, a confiança do empresário começa a ser impactada, levando a uma retomada nos investimentos e a procura por novos parceiros, que auxiliem na maximização dos resultados. Neste contexto, com a área logística sendo parte estratégica para a perenidade dos negócios, a busca por um player com know-how e soluções logísticas eficientes será fundamental.

2 – Busca por otimização

Em momentos econômicos em que é preciso apostar em redução de custos e aumento da eficiência operacional para gerar bons resultados, processos ineficientes devem ser revisados e sanados. Neste sentido, a movimentação e a armazenagem são pontos sensíveis de um negócio, exigindo um gerenciamento de atividades qualificado. “Otimização é sempre a primeira palavra a ter em mente quando se pensa em logística. Com a possível retomada da economia se faz necessário buscar novas estratégias de redução de custos, seja por meio de novos processos ou de tecnologias de movimentação e armazenagem”, aponta Boniaris.

3 – Tecnologia como aliada

O uso da tecnologia nos mais diversos mercados é cada vez mais essencial, uma vez que é forte aliada de processos ágeis e que necessitam funcionar conforme o esperado. No setor logístico, onde é importante acompanhar cada etapa que envolve a cadeia em tempo real, além de ter total controle dos itens armazenados e transportados, o uso da tecnologia é necessário. Atualmente, existem diversas tecnologias e técnicas disponíveis para agilizar e otimizar os fluxos e processo desta área.




Deixe sua opinião sobre o assunto!