A Volvo Caminhões trabalha para eliminar o temido ponto-cego




A Volvo Trucks tem uma longa tradição de trabalhar com segurança no trânsito. Através de soluções inovadoras, a empresa se esforça constantemente para melhorar a segurança dentro e ao redor do caminhão. Os pontos  mais vulneráveis ​​são aqueles que o motorista do caminhão tem dificuldade em ver no que é conhecido como o “ponto-cego”. A sueca Volvo Trucks está tentando resolver este problema em todos os níveis, por exemplo, através de novas tecnologias e educação para o trânsito público.

É fácil para os pedestres e ciclistas verem um caminhão. Mas, infelizmente, não é tão fácil para os motoristas de caminhão detectarem pedestres e ciclistas. Um caminhão tem mais pontos cegos do que um carro, e é particularmente difícil – apesar de a instalação de nada menos que quatro espelhos retrovisores – para obter uma boa visão traseira ao lado direito do veículo. As estatísticas falam com clareza: 20% de todos os acidentes entre os usuários da estrada e caminhões ocorrer quando o caminhão se transforma em um cruzamento.

“Enquanto há necessidade de transporte de mercadorias nas cidades, haverá caminhões nas ruas. Mas há coisas que podemos fazer para melhorar essa situação, e acabar com o ponto-cego uma questão de segurança particularmente relevante “, diz Carl Johan Almqvist, Diretor de Trânsito e Segurança de Produtos da Volvo Trucks.

Cruzamentos nas cidades são lugares perigosos. Tráfego de todos os tipos disputam espaço e é difícil obter uma visão clara, mas é mais difícil para motoristas de caminhão.

“Se você parar no sinal vermelho, o ambiente ao seu redor muda quando seu veículo estiver parado. Enquanto isso, o motorista está se concentrando nos semáforos ou à procura de uma abertura apropriada do tráfego à frente. Acima de tudo, são as mudanças atrás do caminhão que o motorista não vê. Os ciclistas, em particular, pode sumir do espelho rapidamente “, diz Malte Ahrholdt, gerente de projeto da Volvo Technology.

LEIA MAIS  Volvo aumenta tecnologia do modelo FE na Europa

Ahrholdt trabalha com o Intersafe-2, um projeto financiado pela UE, que se concentra em fazer cruzamentos menos perigosos. A contribuição da Volvo Trucks para o projeto é um sistema que visa resolver o problema do ponto cego do motorista do caminhão do lado do passageiro. Em um caminhão de teste, Ahrholdt e seus colegas têm scanners a laser montado e sensores ultra-sônicos que monitoram a área à direita do veículo. Quando um ciclista ou pedestre fica muito perto, o motorista do caminhão é alertado por luzes e sinais de aviso sonoro.

“As luzes de advertência e os sons se tornam cada vez mais fortes, quanto mais crítica a situação é”, explica Ahrholdt.

Segundo Carl Johan Almqvist, inovações técnicas não são a única solução para o problema. “De modo geral, as pessoas raramente são conscientes de visibilidade reduzida do condutor. Se queremos realmente ter sucesso em reduzir as estatísticas de acidentes, também é necessário para o público em geral tenha uma maior compreensão de como caminhões trabalham no trânsito. Nós geralmente dizemos para ‘Manter-se afastado do lado direito do caminhão’. Você nunca está visível lá “, acrescentando:” A Volvo Trucks está trabalhando em todas as frentes para melhorar a segurança – Com tecnologia avançada e de reforço da informação ”

Um exemplo deste último é um projeto intitulado “Road Safety at Eye Level”, que a Volvo Trucks está operando na Dinamarca. A realidade é que muitos acidentes ocorrem quando os caminhões viram à direita em cruzamentos e muitos dos feridos eram crianças. O projeto envolve visitas às escolas em toda a Dinamarca e até agora mais de 60.000 crianças participaram do programa de treinamento.

LEIA MAIS  Volvo apresenta o seu primeiro caminhão 100% elétrico

Na Dinamarca, o número de acidentes envolvendo ciclistas e veículos durante as curvas da direita tem diminuído desde o início da campanha em 2003, passando de cerca de dez mortes por ano para apenas uma em 2009. Claro que é difícil precisar exatamente o quanto a campanha tem contribuído para esta melhoria, mas hoje há uma demanda considerável para o programa entre as escolas dinamarquesas. E a Volvo Trucks tomou a iniciativa de lançar projetos semelhantes em vários outros países europeus.

O sistema desenvolvido pela Intersafe-2 ainda está em fase de desenvolvimento. No entanto, a Volvo Trucks já está oferecendo soluções que tornem mais fácil para o condutor a manter um olho em outros usuários da estrada. Além dos espelhos legalmente exigidos, estas soluções incluem câmeras de marcha atrás e um sistema que ajuda o motorista mudar de via com segurança.

“Nossos esforços de melhoria da segurança continuam constantemente. Temos uma visão que afirma que nunca iremos aceitar qualquer tipo de acidente. É por isso que temos de estar constantemente à procura de novas e melhores formas de se trabalhar com segurança. É nossa responsabilidade como fabricante de caminhões “, diz Almqvist.

Fonte: Easier Cars




Deixe sua opinião sobre o assunto!

error: Cópia de conteúdo desabilitada !!