O maior helicóptero do mundo

por Blog do Caminhoneiro

O maior helicóptero já construído era uma enorme aeronave desenvolvida na União Soviética durante a década de 1960 chamado de Mil V-12.

O V-12 era um veículo de teste bastante incomum que contava com dois rotores montados lado a lado nas extremidades de uma grande asa. Cada rotor tinha um diâmetro de cerca de 35 metros. O helicóptero era tão grande que a distância entre a borda do disco de um rotor para o outro era de quase 67 metros, mais do que a envergadura de um Boeing 747.

Mais impressionante ainda era sua capacidade de carga. Em 1969, o V-12 estabeleceu um novo recorde ao transportar uma carga útil de 40.205 kg a uma altura de 2255 metros, garantindo assim, o título de maior helicóptero do mundo.

Apesar de sua incrível capacidade de carregar cargas muito pesadas, apenas dois protótipos do V-12 foram construídos, pois o projeto foi considerado um fracasso tanto por seus fabricantes, quanto pelas autoridades soviéticas. O helicóptero era grande demais e difícil de manobrar para tornar-se um modelo de produção.

Um dos protótipos encontra-se em exposição no Museu da Força Aérea de Monino, a 50 km de Moscou.

Fonte: Bocaberta

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário