Retrospectiva Volvo: FH e NH produzidos no Brasil

por Blog do Caminhoneiro

Os anos 90 foram mais uma vez um período de inovações para a Volvo no Brasil. Essa foi a década da abertura às importações, do surgimento da Volvo Serviços Financeiros e do lançamento de dois importantíssimos modelos da marca.

Em 1993 chegou da Suécia o modelo FH12 de cabine avançada, primeiro caminhão com motor eletrônico no Brasil. Foi esse também o ano da aquisição do Transbanco (Banco de Investimentos S.A.), embrião da Volvo Serviços Financeiros, o primeiro banco de fábrica no país.

O próximo marco viria em 1996, quando foram lançados os caminhões da linha EDC – Electronic Diesel Control, cujo gerenciador eletrônico de injeção de combustível trouxe maior desempenho, economia de combustível, menor custo operacional e menor emissão de poluentes. Outras duas importantes conquistas desse ano foram a obtenção da certificação ISO 9000 e a extensão do programa de formação e treinamento, que passou a peparar profissionais em toda a América do Sul para assegurar uma perfeita manutenção dos novos caminhões eletrônicos. A linha NL EDC, inclusive, foi durante anos a preferência nacional dos transportadores.

Os últimos anos da década de 90 inauguraram uma nova fase para a Volvo. Foi em 1998 que o FH 12 passou a ser produzido no Brasil e os produtos nacionais passaram a ter exatamente a mesma plataforma tecnológica da Europa .Seguindo a nova fase, veio o lançamento do NH12, versão “nariguda” do FH12, completando a atualização da linha de produtos iniciada um ano antes. Os modelos da “linha H” eram caminhões com a mais avançada tecnologia de eletrônica embarcada. Foram os primeiros a ter computador de bordo, com uma tela que informava ao motorista todos os dados sobre o veículo.

Por fim, a Volvo fechou 1999 modernizando totalmente sua fábrica de motores em Curitiba. Confira nas próximas semanas os frutos dessa modernização, conhecendo os modelos mais atuais da Volvo, lançados a partir do ano 2000.

Fonte: Blog da Volvo

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

1 comentário

joao paulo 07/11/2013 - 19:57

eu vi que voces falaram do nl, mas nas fotos deveria ser um nh, so to avisando porque eu achei que ficou estranho pelo titulo. obrigado.

Reply

Escreva um comentário