DAF introduz inovações no motor PACCAR MX

por Blog do Caminhoneiro

Para reforçar ainda mais a sua posição de liderança no campo da eficiência do consumo de combustível e baixos custos de operação, a DAF está introduzindo um número significativo de inovações no bem-sucedido motor PACCAR MX de 12,9 litros. Novos pistões, injeção de combustível otimizada e um inédito e inovador encapsulamento térmico integral do coletor de escape asseguram um consumo de combustível substancialmente mais baixo, e consequente menor nível de emissões de CO2. Estas melhorias enquadram-se perfeitamente no programa ATe – Eficiência avançada nos transportes (Advanced Transport Efficiency) da DAF, uma linha completa de soluções visando aumentar a eficiência do transporte, e simultaneamente reduzir os custos e o impacto ambiental.

O motor PACCAR MX de 12,9 litros, montado nos populares modelos CF85 e XF105 da DAF, é bem conhecido pelos seus elevados desempenho e confiabilidade e desfruta de uma excelente reputação pelo seu baixo consumo de combustível. Sem esquecer a melhoria destas qualidades, a DAF procurou concentrar-se antes de mais nada nas soluções que proporcionam melhores resultados com o motor em carga parcial, regime em que afinal os caminhões operam em mais de 80% do tempo.

Uma estreia: coletor de escape integralmente encapsulado

As versões de 360cv, 410cv e 460cv do motor PACCAR MX possuem novos pistões com melhor comportamento térmico e menor necessidade de arrefecimento. Isto permite que, para manter a máxima eficiência, seja suficiente uma bomba de óleo de menor débito, o que reduz as perdas por atrito. Por outro lado, foram também alterados os injetores, que agora produzem jatos de maior ângulo e foi otimizado o sistema de gestão do motor. A DAF é o primeiro fabricante a usar um encapsulamento térmico integral, não só do turbocompressor como do próprio colector de escape, melhorando a eficiência do turbo e da alimentação, o que se reflete numa melhor combustão. Das melhorias agora introduzidas nos motores PACCAR MX resulta uma redução de 3% do consumo de combustível e das emissões de CO2, dependendo do tipo de serviço.

Outras inovações

O programa ATe – Eficiência avançada nos transportes da DAF, abrange outras inovações, visando novas melhorias do consumo, a redução das emissões de CO2, e um TCO, custo total de operação, ainda mais baixo. Nos DAF CF85 e XF105, os motores desligam automaticamente após 5 minutos na lenta com o veículo imobilizado.

Além disso, está agora também disponível uma nova caixa manual de 12 velocidades, mais leve que a caixa manual de 16 velocidades até agora adotada, permitindo ainda maior otimização e adequação do trem de força às necessidades da aplicação. Isto é possível graças à elevada disponibilidade de torque dos motores PACCAR MX, que em muitos casos torna dispensável a necessidade de uma caixa de 16 velocidades. Além do mais, as novas caixas de 12 velocidades possuem transmissão direta (Direct drive), mesmo na versão de 510cv, proporcionando ainda menor atrito e maior eficiência.

A pedido do cliente, a velocidade máxima nos veículos CF e XF pode ser aumentada para 89 km/h, já que os veículos vêm regulados de série para 85 km/h, o que proporciona uma economia de consumo de 2 a 3% em serviços de transporte de longa distância.

Outra novidade é a nova estratégia de mudanças das caixas automatizadas AS Tronic, totalmente optimizada para a melhoria do consumo. O condutor apenas poderá sobrepor-se ao comando e passar marchas abaixo de 30 km/h e quando utilizar o Freio Motor MX. Em quaisquer outras situações será sempre a eletronica a decidir o momento ideal para passar as mudanças. Para chamar a atenção dos condutores para a importância de manter um baixo consumo de combustível, o visor principal de avisos no painel dos CF e XF apresenta agora em série, informação sobre o consumo presente e o consumo médio realizado.

Tanto as importantes inovações nos eficientes motores PACCAR MX como as outras inovações agora introduzidas pela DAF enquadram-se perfeitamente no programa DAF ATe – Eficiência Avançada nos Transportes, uma gama completa de soluções visando aumentar a eficiência do transporte, e simultaneamente reduzir os custos e o impacto ambiental.

Fonte: Evicar

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário