Freio Retarder Eletromagnético: Solução Eficiente e Segura

por Blog do Caminhoneiro

Considerado um item de extrema importância em veículos comerciais, o retarder é um equipamento incorporado aos cardans do veículo, com elevado desempenho nas frenagens prolongadas e também nas condições tipicamente urbanas, onde o pára e anda se faz presente no grande fluxo das principais vias. O uso do retarder ainda representa maior conforto ao motorista, pois os freios de serviço são utilizados de forma uniforme sem o constante acionamento e liberação do pedal.

São muitos os benefícios quando o chassi utiliza esse equipamento, como o prolongamento da vida útil do tambor de freios, lonas e menor temperatura do sistema de freios (mesmo em descidas longas e nos trajetos urbanos) e maior durabilidade da transmissão, além de proporcionar segurança e confiabilidade na operação do veículo.

A BMB já está com mais de 100 veículos produzidos, rodando em perfeito estado (alguns há mais de 6 meses) em diversas localidades do país. São 71 modelos do Ônibus 17 230 EOD com freio retarder em Carajás no Pará, mais 30 unidades estão sendo montados em Belo Horizonte, entre outros locais.

Todo o acompanhamento dessas montagens até o início das operações e a análise do desempenho dos veículos com o Retarder Telma foi realizado pela Engenharia da BMB Mode Center, certificando assim todos os benefícios mencionados através de resultados práticos que foram observados. Dessa maneira, a BMB está pronta a oferecer ao mercado mais uma solução, com exclusividade à MAN Latin America para o Volksbus.

E os engenheiros da BMB já estão focados no desenvolvimento de mais uma aplicação: o freio eletromagnético retarder também para os caminhões de coleta de lixo (compactador) Volkswagen, que realizam frenagens constantes em suas operações urbanas.Vantagens do Freio Retarder:

– Frenagem mais eficiente e segura.

– Durabilidade dos componentes de freio, rolamentos e retentores de rodas.

– Ganho de tempo com velocidade constante em declives.

– Redução da tensão do motorista devido à simplicidade de operação (maior confiança na direção).

– Atua nos eixos cardans facilitando a manutenção.

– Alta potência de frenagem oferecida em 3 estágios diferentes permitindo a aplicação correta da frenagem necessária no trajeto.

– Ganho de disponibilidade do veiculo devido à redução de parada para manutenção.

Fonte: BMB Mode Center BMB Mode Center é uma modificadora de veículos Volkswagen, e também a nova parceira do Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

1 comentário

Raimundo valterleide Pinto Oliveira 11/02/2020 - 23:30

Só tenho a agradecer pôr toda equipe meus parabéns

Reply

Escreva um comentário