Capacitação para transporte

por Blog do Caminhoneiro

A partir da próxima quinta-feira, dia 22, técnicos e transportadores de suínos das cooperativas filiadas ao Grupo Frimesa participam dos cursos de Bem-Estar na Produção de Suínos e de Formação de Transportadores de Suínos. Os cursos serão promovidos na cidade de Medianeira/PR pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia/SC, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA).

O objetivo é a atualização e a troca de informações referentes ao bem-estar na produção de suínos para o aumento dos índices de produtividade e o atendimento das legislações de proteção animal. Esta é a primeira vez que o treinamento é oferecido também para os profissionais dos departamentos técnicos das cooperativas. Antes, os cursos eram ministrados apenas aos motoristas responsáveis pelo transporte dos animais.

“Percebemos essa lacuna com relação aos técnicos que, em outros cursos, pediam para acompanhar as atividades, muitas vezes para conhecer mais de perto a realidade dos embarques. É preciso treinar também quem faz o gerenciamento desse processo para que tenham uma visão crítica da situação”, diz o pesquisador da Embrapa Osmar Dalla Costa, que criou a capacitação. Nesta edição, os cursos têm ainda a coordenação de Charli Beatriz Ludtke, da Sociedade Mundial de Proteção Animal, e de Fabiane Bachega, do Grupo Frimesa.

Os conteúdos estão divididos em teóricos e práticos e são segmentados para técnicos e motoristas. A parte teórica está programada para os dias 22 a 24 de setembro e inclui, por exemplo, fisiologia do estresse; bem-estar animal e qualidade da carne; sistema de embarque; efeito do jejum e do manejo dos lotes no pré-abate; papel do Serviço de Inspeção Federal (SIF); manutenção preventiva do caminhão; direção econômica; e orientações e exercícios laborais antes e após uma jornada de trabalho. A parte prática, de acompanhamento do embarque dos suínos em granjas, acontece de 25 de setembro a 7 de outubro. Os técnicos de cada cooperativa acompanharão o embarque dos suínos em uma granja onde não prestam assistência. Esta atividade será desenvolvida em conjunto com o curso dos transportadores. Após o embarque dos suínos, os motoristas que fizeram o serviço na propriedade avaliada serão entrevistados e deverão relatar os pontos positivos e negativos. A programação termina no dia 26 de novembro, com a avaliação do sistema de embarque dos suínos na granja, comparando-se os métodos dos motoristas com o que é indicado pela Embrapa.

Também atuam como instrutores o pesquisador Gustavo Lima e os assistentes Luiz Carlos Ajala, Edio Klein e Idair Piccinin da Embrapa Suínos e Aves; o assessor técnico da Ocepar Alexandre Monteiro; o supervisor de bem-estar animal José Rodolfo Ciocca (WSPA); Jorge Vendruscolo (Serviço de Inspeção Federal); o instrutor de direção Mauro Bodra; Jorge Arthur do Canto (Volkswagen Caminhões); Marcos Wozniak (Goodyear do Brasil); e Marinaldo da Rocha (Frimesa).

Esta é a primeira edição dos cursos no oeste paranaense. Até então, já haviam passado pelo treinamento transportadores que prestam serviços para a Cooperativa Aurora e BRF Brasil Foods em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A intenção é levar a capacitação para outras regiões produtoras de suínos do país.

Fonte: Suinocultura Industrial

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário